Search
Degradê com CSS
Publicidade
Ambientalista Gabriel Gialluisi, autor do texto. Imagem: Redes Sociais | Reprodução.
Ambientalista Gabriel Gialluisi, autor do texto. Imagem: Redes Sociais | Reprodução.
Publicidade

Um texto de Gabriel Gialluisi

O Rio Una, um ser ambiental ainda vivo, conclama ser respeitado da nascente à sua foz.  Roga ser despoluído para voltar a cumprir plenamente sua função social e rejeita, com veemência, ser depósito de esgoto de qualquer origem e “tratamento”.

O projeto de transposição nos efluentes de esgoto de várias cidades para o Rio Una é prenúncio de um desastre ambiental sem precedentes.  Que qualidade de água e que volume chegará ao rio?  Como isso impactará a relação do rio com o mar?

Os impactos ambientais – desmatamento, desertificação, perda da biodiversidade, extinção de espécies da fauna e flora, erosão das margens e outros– foram estudados?

Os impactos sociais nas comunidades ribeirinhas foram considerados?

Esse projeto, extremamente egoísta, impactará Armação dos Búzios de uma forma geral e, em particular, uma das pérolas ambientais do município: o Mangue de Pedra, na praia da Gorda, no Bairro da Rasa.

Mangue de Pedras. Imagem: Prefeitura | Divulgação

Faz-se urgente que Armação dos Búzios assuma posição contrária ao citado projeto de transposição, até que todos os estudos obrigatórios sejam discutidos com o Governo Municipal, órgãos ambientais estaduais e municipais, Prolagos, Consórcio lagos São João, INEA e ampla participação popular.

Cabe ressaltar que a democratização do saber é condição básica para a participação popular de qualidade.

Proposta pode atingir a Praia Rasa, em Búzios. Imagem: Prensa de Babel | Matheus Coutinho.

Até que se conclua esse processo, cada município deve cuidar, dentro de seus limites, de seus problemas ambientais.  Simultaneamente que se comece a desenvolver o projeto de despoluição do Rio Una, uma vez que, qualquer que seja a conclusão dos estudos, essa providência será determinante.

Vale, finalmente, refletir que a tecnologia avançada facilita técnicos, ainda que bem intencionados, se arvorarem  reorganizadores da Criação, não se dando conta que, para isso, precisam ser O Criador.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade