Pular para o conteúdo
Search

Rio transfere 26 lideranças criminosas para presídios federais em outros estados

Ação foi feita em parceria com o governo federal. Em todo o estado, estão de prontidão policiais militares, civis, penais e bombeiros

 O Governo do Estado do Rio solicitou à Vara de Execução Penais (VEP) a transferência para presídios federais de 26 lideranças criminosas que estavam em presídios estaduais do Complexo de Gericinó. A autorização foi dada hoje pelo juiz Marcel Laguna Duque Estrada. A ação de transferência será feita em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que disponibilizou as vagas nos presídios federais. Os presos estão isolados em Bangu I.

“Esses criminosos de alta periculosidade são lideranças de facções e de milícias. Com essa transferência para presídios federais em outros estados, vamos interromper uma cadeia de comando que eles continuam exercendo mesmo estando presos”, disse o governador Cláudio Castro, agradecendo a decisão da Justiça e a disponibilidade de vagas oferecida pelo governo federal.

Os requerimentos de transferência foram encaminhados à VEP acompanhados de relatórios de inteligência, apontando que essas lideranças criminosas atuam ativamente na instabilidade da segurança pública no estado. De acordo com os requerimentos, as transferências têm o objetivo de evitar novas associações e articulações para a prática de crimes.


O Governo do Estado montou um plano de contingência para impedir que haja reações por parte das facções criminosas e milícias. Para isso, agentes estão de prontidão nas polícias Civil, Militar, Penal e no Corpo de Bombeiros.


Hoje pela manhã, numa cerimônia no Palácio Guanabara, Cláudio Castro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinaram um acordo de cooperação que prevê o aumento da capacidade do sistema penitenciário estadual, com a construção de dois presídios, e a custódia federal de presos indicados pelo estado do Rio, segundo critérios de periculosidade previamente estipulados.

Os presos que serão transferidos:


– Edmilson Gomes Menezes (‘Macaquinho’) – 23 anotações criminais por homicídios, tortura, organização paramilitar, milícia privada, lesão corporal, organização criminosa. Atuação: morros do Fubá e do Jordão, no Campinho, e comunidades da Barão, Divino e Chacrinha, em Jacarepaguá
– Aleksandro Rocha da Silva (‘Sam da Caicó’) – 39 anotações criminais por associação para o tráfico, porte de arma, causar incêndio, tráfico de drogas, roubo majorado, extorsão e homicídio qualificado. Atuação: Morro da Covanca e do Jordão, na Praça Seca.
– Alex Marques de Melo (‘Léo Serrote’) – 40 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, roubo majorado, homicídio, roubo, extorsão, violência doméstica contra a mulher, sequestro e cárcere privado. Atuação: Morro da Coroa, no Catumbi, e Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa.
– Alexandre Jorge do Nascimento (‘Jason’) – 9 anotações criminais por homicídio qualificado, homicídio simples, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e estelionato. Atuação: Baixada Fluminense.
– Alcimar Pereira dos Santos – 7 anotações por roubo, homicídio, furto, posse de arma de fogo e tráfico de drogas, possui histórico de comportamento indisciplinar com a prática de duas faltas disciplinares graves e leves. Atuação: Vila Vintém.
– Alexandre Silva de Almeida – 10 anotações criminais por organização criminosa, roubo majorado, homicídio, quadrilha ou bando e extorsão mediante sequestro. Atuação: Campo Grande, zona oeste.
– Anderson Rocha da Silva (‘Russão’) – 17 anotações criminais por associação ao tráfico, crime de dano com grave ameaça, causar incêndio, tráfico de drogas, cárcere, lesão corporal e homicídio qualificado. Atuação: Morro da Covanca.
– Charles da Silva Batista (‘Charles do Lixão’) – 41 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas; homicídio qualificado; roubo; associação criminosa; receptação; opor-se à execução de ato legal; mediante violência ou ameaça a funcionário; porte uso e venda de armas de fogo e munições (Lei 10826/03). Atuação: Favela do Lixão e Vila Ideal, em Duque de Caxias 
– Anderson Venâncio Nobre de Souza (‘Piu da Lapa’) – 11 anotações criminais por tráfico de drogas; associação para tráfico de drogas; uso de documento falso; falsidade ideológica; roubo; associação criminosa; receptação; porte e venda de armas de fogo e munições; homicídio; e porte de arma branca.  Atuação na região da Lapa e Frei Caneca, Centro.
– André Costa Barros – (‘Boto’) – 6 anotações criminais por organização paramilitar, receptação, homicídios, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas. Atuação: Curicica, Recreio e Campo Grande.
– Geovane da Silva Mota (‘GG’) – Responde a cinco processos por organização criminosa. Atuação: Zona Oeste.
– Rodrigo dos Santos (‘Latrell’) – 8 anotações criminais por homicídio qualificado, associação criminosa, receptação e extorsão e organização criminosa. Atuação: Baixada Fluminense
– Carlos Vinicius Liro da Silva (‘Cabeça do Sabão’) – 31 anotações criminais por homicídio, tráfico, associação para produção e tráfico, roubo e extorsão, receptação, associação criminosa, uso de documento falso. Atuação: Favela do Sabão, em Niterói.
– Eliezer Miranda Joaquim (‘Criam’) – 27 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado, roubo, associação criminosa, sequestro, ocultação de cadáver, organização paramilitar, milícia privada, porte,uso e venda de armas de fogo e munições. Atuação: São João de Meriti, Nova Iguaçu e Complexo do Roseiral, em Belford Roxo.
– Marcos Antonio Pereira Firmino da Silva (‘My Thor’) – 32 anotações criminais por tráfico de drogas; associação para tráfico de drogas; homicídio qualificado; roubo majorado; oferecimento de vantagem indevida; associação criminosa; pratica de infração penal em companhia de menor de 18 anos; quebra de sigilo telefônico, de informática ou telemática; porte, uso e venda de armas de fogo e munições. Atuação:  Morro do Santo Amaro, no Catete, Morro da Mina, em Nilópolis, Favela da Galinha, em Inhaúma, e Buraco Quente, em São João de Meriti.
– Emerson Brasil da Silva (‘Raro’) – 42 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, roubo, porte ou posse ilegal de arma de fogo e resistência. Atuação: Complexo da Pedreira
– Luís Carlos Moraes de Souza (‘Monstrão’) – 111 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado. Atuação: Favela das Malvinas, Nova Holanda, Morro do Urubu e Macaé
– Avelino Gonçalves Lima (‘Alvinho’, ‘Alvin’, ‘General’, ‘Vilão’) – 9 anotações criminais por homicídio, roubo simples e majorado e estupro.
– Luiz Cláudio Serrat Correa (´Claudinho CL’) – 34 anotações criminais por tráfico de drogas; associação para tráfico de drogas; homicídio; roubo majorado; associação criminosa; furto; coação ao longo processo; fuga; ocultação de cadáver; prática de infração penal em companhia de menor de 18 anos; opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente; porte uso e venda de armas de fogo e munições. Atuação: Morro do Cajueiro, em Madureira, e influências no Complexo do Alemão.
– Luiz Fernando Nascimento Ferreira (‘Nando Bacalhau) – 45 anotações criminais por tráfico de drogas; associação para tráfico de drogas; homicídio qualificado; roubo majorado; associação criminosa; atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem; constrangimento; porte uso e venda de armas de fogo e munições.  Atuação: Morro do Chapadão, em Costa Barros.
– Marcelo de Almeida Farias Sterque (‘Marcelinho Merindiba’) – 11 anotações criminais por roubo, homicídio, resistência, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas.
– Robson Aguiar de Oliveira (‘Binho’) – 15 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado, ocultação de cadáver, roubo majorado, associação criminosa, falsificação de dinheiro, porte, uso e venda de armas de fogo e munições. Atuação: Favela do Chapadão, em Costa Barros.
– Samuel de Freitas e Silva (‘Samuca, ‘Muel’) – 11 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado, porte, uso e venda de armas de fogo e munições. Atuação: Pavão/Pavãozinho e Cantagalo.
– Luiz André Ribeiro Fiuza – (‘Brahma Chopp’, ‘Titio’) – 20 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, associação criminosa e homicídio. Atuação: Campos dos Goytacazes.
– Magno Santos das Dores (‘Menor P’, ‘Astronauta’, ‘Poeta’, ‘PQD’) – 50 anotações criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, roubo, falsifidade ideológica, organização criminosa, homicídio, tortura, lavagem ou ocultação de bens e valores, corrupção ativa e corrupção de menores. Atuação: Complexo da Maré.
– Francisco da Conceição Batista – (‘Nolita’) – 41 anotações criminais por homicídio qualificado, produção e tráfico de drogas, tortura, extorsão, furto e roubo. Atuação: Parque Santa Rosa, Campos dos Goytacazes.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.