Trata-se de uma mulher de 27 anos moradora de Chicago, nos EUA
O estado do Rio de Janeiro confirmou nesta segunda-feira (20) o primeiro caso importado da variante ômicron. A paciente é uma mulher de 27 anos, brasileira, mas que mora em Chicago nos Estados Unidos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio), ela buscou atendimento em unidade de saúde municipal assim que chegou ao Brasil, no dia 13 deste mês.
A paciente está com sintomas leves, sob monitoramento da Vigilância em Saúde da SMS-Rio e em isolamento domiciliar. Todos que tiveram contato com ela foram rastreados e testaram negativo.
De acordo com o esquema vacinal apresentado, a mulher, cuja identidade não foi revelada, tomou a segunda dose da vacina contra covid-19 em março deste ano e não tomou a dose de reforço.
No início de dezembro, a Fiocruz investigou o caso de Covid suspeito de ser ômicron anunciado no início do mês deu negativo para a nova variante. Era uma mulher que tinha vindo da cidade sul-africana de Joanesburgo e testou positivo para Covid no fim de novembro.
No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou no último fim de semana a redução do intervalo de aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 de cinco para quatro meses.
Fonte: Agência Brasil e G1