Pular para o conteúdo
Search

Rio-ostrenses elegem conselheiros tutelares

Novos membros vão defender o direito da criança e do adolescente nos próximos quatro anos

No domingo (1), a sociedade rio-ostrense exerceu seu direito cívico de escolha e elegeu cinco novos conselheiros tutelares que serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes nos próximos quatro anos. O pleito aconteceu em 14 locais de votação, mobilizando a comunidade em prol de um futuro mais seguro e saudável para as gerações futuras.

Os cinco eleitos são: Thaís Ricardo Toledo, que obteve 834 votos; Thaís Pereira Batista de Oliveira, com 779 votos; Viviane de Menezes Andrade Vianna, que recebeu 690 votos; Ludrielly Viana Tomaz, 685; e Mariana Cristina Gonçalves, com 552 eleitores. A partir de 2024, os eleitos, ao assumirem suas funções, desempenharão um papel fundamental na construção de um ambiente seguro e saudável para as crianças e adolescentes de Rio das Ostras.

O Conselho Tutelar, como parte fundamental do sistema de proteção à infância e adolescência, foi criado em conjunto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 13 de julho de 1990, por meio da Lei nº 8.069. Esses conselhos desempenham um papel essencial na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil.

O ECA estabelece que se considera criança a pessoa com idade inferior a 12 anos incompletos, enquanto adolescente é aquele que possui idade entre 12 e 18 anos. Essa definição legal é fundamental para determinar as medidas de proteção e assistência adequadas para cada grupo.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros eleitos diretamente pela comunidade em eleições como a recentemente realizada em Rio das Ostras. Esses conselheiros têm a responsabilidade de acompanhar a situação das crianças e adolescentes, agindo como um elo vital entre esses jovens e as instituições de proteção. Decidem, em conjunto, sobre as medidas de proteção que devem ser aplicadas em cada caso, garantindo que os direitos e interesses das crianças e adolescentes sejam sempre priorizados.

Um dos principais deveres do Conselho Tutelar é a fiscalização do cumprimento dos direitos da criança e do adolescente por parte do Estado, da comunidade e das famílias. Isso inclui a atenção às condições de saúde, educação, lazer, alimentação e qualquer forma de violência ou negligência que possa afetar esses jovens.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.