Search

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Lei reconhece trabalho de cuidadores e reforça conscientização sobre abandono de animais
alerj cuidadores de animais

O Estado do Rio de Janeiro passa a celebrar, oficialmente, o Dia Estadual dos Cuidadores de Animais em 4 de abril. A data foi instituída pela Lei 10.570/2024, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (21).

Reconhecimento e conscientização

A escolha do dia 4 de abril coincide com o Dia Mundial dos Animais de Rua, criado por organizações holandesas para alertar sobre o abandono de animais e incentivar ações de cuidado e proteção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 milhões de animais em situação de rua no mundo. No Brasil, cerca de 30 milhões enfrentam essa realidade, sendo 20 milhões cães e 10 milhões gatos.

O deputado Rosenverg Reis destacou a importância da data para valorizar os cuidadores e conscientizar a população sobre o impacto do abandono animal: “O 4 de abril é um justo reconhecimento aos profissionais que, ao cuidarem dos animais, também contribuem para a saúde pública e a proteção dos direitos dos bichos”, explica.

Um passo para a proteção animal

A nova legislação reforça a relevância do trabalho dos cuidadores de animais no enfrentamento do abandono e na promoção do bem-estar animal. A data também pretende ampliar debates sobre políticas públicas e iniciativas para proteger os milhões de animais em situação de vulnerabilidade no estado e no país.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima