O Rio de Janeiro foi o grande destaque da FIT América Latina 2025, realizada em Buenos Aires. Após quatro dias de feira, o estado encerrou sua participação com uma capacitação exclusiva para operadores, agentes de viagem, jornalistas e influenciadores da América Latina, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio.
A ação apresentou os principais atrativos do estado, incluindo gastronomia, rede hoteleira e eventos, e marcou o encerramento da maior ativação já feita por um estado brasileiro em uma feira internacional, segundo o governo. O espaço do Rio ocupou 300 m² na entrada do Pavilhão La Rural, onde a Roda-Gigante Yup Star Rio foi uma das principais atrações, proporcionando aos visitantes uma vista panorâmica de Buenos Aires.
Além da roda-gigante, a programação contou com a presença de importantes players do trade turístico, como ABIH-RJ, RIOgaleão, Parque Bondinho, Orla Rio, ROXY Dinner Show, AquaRio, Trem do Corcovado e Roda-Gigante Yup Star Rio.
Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, a participação consolidou o estado como destino estratégico no mercado internacional:
“Mostramos um Rio de Janeiro diverso, inovador e acolhedor, que vai muito além da capital. A presença massiva de coexpositores e as ativações especiais consolidaram a marca Rio no nosso principal mercado emissor internacional”.
Gol anuncia rota Mendoza – Rio
Um dos momentos mais aguardados da FIT foi o lançamento oficial da rota Mendoza – Rio de Janeiro pela Gol Linhas Aéreas, com início previsto para janeiro de 2026. O voo será operado duas vezes por semana, conectando a capital fluminense a um dos destinos mais importantes da Argentina durante a alta temporada.
De janeiro a agosto deste ano, o Rio já recebeu quase 1,5 milhão de turistas internacionais, número próximo ao registrado em todo 2024. Destes, mais de 540 mil são argentinos, o que representa crescimento de 102% em relação ao ano anterior. A expectativa é encerrar 2025 com 2 milhões de visitantes estrangeiros, sendo cerca de 900 mil argentinos, ambos números históricos para o turismo do estado.