Uma oportunidade imperdível para conhecer a obra de Martins Pena, considerado o fundador da comédia de costumes brasileira. Neste sábado, dia 9, às 20 horas, com entrada franca, a premiada Companha Atores de Laura apresenta “O Pena Carioca”, que reúne três peças do dramaturgo nascido em 1815, no Rio de Janeiro. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.
A inquietude de viver no Rio de Janeiro, uma metrópole com tantos paradoxos, foi a inspiração da Companhia Atores de Laura para mergulhar na obra de Martins Pena. O autor teatral, que faleceu aos 33 anos, deixou como legado cerca de 30 peças, entre comédias, sátiras, farsas e dramas. Como resultado, o grupo montou o espetáculo “O Pena Carioca”, que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Tônia Carrero.
Com direção de Daniel Herz, “O Pena Carioca” reúne as peças “A família e a festa na roça”, “O caixeiro da taverna” e “O Judas em Sábado de Aleluia”. O primeiro texto conta a história de uma moça que tenta fugir do casamento arranjado. No segundo, um homem sem escrúpulos mostra tudo que é capaz de fazer para se tornar sócio da loja onde trabalha. O último acompanha o protagonista, que finge ser um boneco e assim testemunha conversas entre vários personagens.
Em 26 anos de atuação, a Companhia Atores de Laura já se apresentou em várias cidades do Brasil, participou de festivais em Lyon, na França, e Córdoba, na Argentina. O grupo recebeu muitas indicações e arrebatou prêmios como o Shell, APTR, Afroreggae, Orilaxé, Qualidade Brasil, Coca-Cola e IV Festival de Teatro de Resende.