A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras tem 405 alunos classificados para a segunda etapa da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A avaliação será realizada no próximo sábado, dia 19, às 14h30. Os cartões individuais com local da prova estão disponíveis para as escolas e para os alunos no site da competição, na lista de classificação (https:classificados.obmep.org.br).
Em Rio das Ostras, as provas serão aplicadas no Colégio Municipal Professora América Abdalla (Rua Carlos Viana, s/nº – Nova Esperança) e na Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto (Rua Frei Galvão, nº 414 – Village).
A prova é composta por seis questões discursivas, valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos. Os estudantes terão até três horas para finalizar a avaliação. O portal da OBMEP disponibiliza conteúdos variados entre videoaulas, exercícios e correções para preparação dos alunos.
ORIENTAÇÕES – Os estudantes deverão apresentar-se no local informado, munidos de documento de identificação oficial com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. A realização da prova terá início rigorosamente no horário estabelecido.
Não será permitido ingressar na sala com livros ou qualquer material impresso e dispositivos eletrônicos como calculadoras, telefones celulares, tablets, relógio e fones de ouvido, entre outros, sob pena de desclassificação.
A correção das provas da segunda fase é de responsabilidade exclusiva do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O gabarito será publicamente disponibilizado no site www.obmep.org.br em até 30 dias úteis após a realização do certame.
DESTAQUE – A Rede Municipal de Rio das Ostras acumula, anualmente, bons desempenhos na OBMEP. Em 2023, foram conquistadas 14 medalhas na Olimpíada, entre elas, uma de ouro nacional e uma estadual, uma prata estadual, dois bronzes nacionais e nove estaduais, além de 28 menções honrosas. Com o resultado, o Município se consolida como destaque entre as cidades do Norte e Noroeste Fluminense, garantindo novas medalhas de ouro, prata e bronze a cada edição da competição.