Depois de analisar os índices relacionados ao coronavírus, Rio das Ostras decidiu manter o município na bandeira amarela nível 2 no Sistema de Bandeiras do Plano de Flexibilização, que norteia a abertura gradual do comércio. A decisão foi tomada durante uma reunião com o Ministério Público (MPRJ) realizada nesta terça-feira (1º).
Apesar disso, a gestão municipal afirma que a situação ainda “exige cautela” e pede colaboração dos munícipes para que os índices se mantenham estáveis e a cidade possa prosseguir na reabertura.
“É fundamental a colaboração de todos, população, comerciantes e empresários, para que continuemos avançando. É preciso continuar cumprindo as medidas restritivas para evitar um retrocesso”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, que faz parte da Comissão.
Medidas restritivas continuam
A Prefeitura de Rio das Ostras ressalta ainda a importância do isolamento social contínuo, e que o acesso a lagoas, praças, parques e pontos turísticos continua proibido. As praias são liberadas somente para atividades físicas individuais, com restrições. As recomendações de evitar aglomerações e isolamento total dos grupos mais vulneráveis ainda persistem, e o uso da máscara é obrigatório em todo município, sob pena de multa.