Pular para o conteúdo
Search

Rio das Ostras recebe Festival Literário Energia para Ler

Projeto acontece de quarta (16) a sexta (18), na Rua Bento Costa Júnior, em frente à Casa de Cultura

Chegou a vez de Rio das Ostras receber o “Nas Ondas da Cultura: Festival Literário Energia para Ler”, que este ano tem como tema “Do Mundo a Gente Toma Conta”. Realizado pela Motivos Produções e com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, o evento começa na quarta-feira, dia 16, e vai até sexta, dia 18, e vai contar com diversas atrações infantis, espetáculos, saraus, teatro, simpósios e uma biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda a preços acessíveis. As atrações acontecem na rua Bento Costa Júnior, em frente à Casa de Cultura, no Centro, no período da manhã e da tarde, com a participação de diversos artistas.

Nos três dias, a parte da manhã será destinada ao público infantil, com diversas apresentações culturais, incluindo uma infantil do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.

Na programação de quarta-feira, dia 16, estão previstas várias atrações. A partir das 13h30, o ator Rick Tavares vai compartilhar sua experiência com os jovens que sonham com o mundo artístico, dentro do Projeto “Conexão, Tá ligado!”. Em seguida, é a vez da artista Neila de Lucena. Às 16h é a vez do Happy Hour Luzes da Cidade, com o Tango Revirado.

Na quinta, dia 17, está prevista a peça infantil “Mundo Disney”, a partir das 9h20. Na parte da tarde, também está previsto o infantil “O Circo Chegou!”, a partir das 14h20. Em seguida, Armindha Freire apresenta “Um Mar de Histórias”. O Happy Hour vai ficar por conta do artista Rodrigo Lobo. Encerrando o dia, os idealizadores do Projeto, Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, apresentam um Simpósio de Cultura e Educação, que terá como tema “Todos por uma Cidade Leitora”. A abertura do Simpósio terá o Coral do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Na sexta, dia 18, na parte da manhã, a partir das 9h30, acontece o teatro infantil “As Aventuras de Chapeuzinho Vermelho”. Em seguida, serão anunciados e premiados os vencedores do Concurso das Artes Luzes da Cidade. Na parte da tarde, a criançada vai poder curtir “O Jacaré e o Macaco”, com a Equipe Agitação; e a apresentação da artista Roberta Damasco.

“Rio das Ostras é uma cidade que respira cultura, e para nós é muito significativo trazer o festival para um lugar que reconhece o valor da arte e da literatura. Com três dias de programação intensa, é uma ótima oportunidade para reunir a família e os amigos e desfrutar do melhor da cultura regional”, afirma o produtor Flávio Valadares.

O festival valoriza as pratas da casa, trazendo nomes como o Centro de Formação Artística, Tango Revirado, coral da Onda, Neila de Lucena, Armindha Freire, coral Mãos que Encantam, Teatro Juventude Presente e o grupo Reconca Lagos, que apresentará o samba de roda do Recôncavo Baiano, com sua música, dança e tradições. “Onde quer que vamos, destacamos os artistas locais e os fazedores de cultura. Eles são fundamentais para esse movimento de educação e arte”, completa Rodrigo Lobo, um dos produtores.

Para a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, Rio das Ostras só tem a ganhar com eventos como esse. “Rio das Ostras é um dos 10 municípios agraciados com esse projeto e é importante termos também eventos culturais de outras praças aqui na Cidade. A população passa a ter acesso a outras atrações e os artistas daqui podem trocar experiências. Além disso, temos oportunidade de apresentar os nossos talentos também”, declarou a presidente.

O Energia para Ler é uma realização da Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel. Em 2024, o festival já passou por Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu. As próximas edições acontecerão em Saquarema (23 a 25 de outubro), Búzios (30 de outubro a 1º de novembro) e Silva Jardim (6 a 8 de novembro).

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.