Mesmo durante a pandemia, Rio das Ostras recebeu um grande número de turistas no feriado de 7 de setembro. A prefeitura registrou um aumento de população flutuante de cerca de 10%, o que significa uma média de 16 mil visitantes.
Também houve um aumento de 8% na quantidade de lixo domiciliar e 19% na quantidade de lixo coletado na varrição, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
A gestão municipal informou ainda que durante o feriado foram tomadas todas as medidas para evitar aglomerações. As principais ações realizadas pelo município foram “suspender as autorizações de entrada de ônibus de turismo e realização de eventos; fechar o acesso de veículos nas principais orlas e realizar ações de fiscalização envolvendo a Guarda Civil Municipal, a Coordenadoria de Fiscalização e os policiais do PROEIS nas praias, orientando que as pessoas retornassem para casa e usassem máscaras, e nos comércios”. A prefeitura comentou, em nota, que “acredita-se que este aumento foi em decorrência da presença de veranistas”.
O município também “manteve os pontos turísticos fechados; manteve as taxas de ocupação dos meios de hospedagem reduzidas, somente atendendo quem estava viajando a trabalho. ” A Prensa questionou sobre a taxa de hospedagem total dos hotéis e pousadas no município durante o feriado, mas não foi respondida.
Apesar disso, foi registrado pela Prensa no sábado (5) que apenas a Praia da Joana tinha presença fixa de Guardas Municipais.
Já a Praia das Areias Negras e o Emissário Submarino estavam com sinalização indicando o fechamento, porém já que não havia fiscalização ostensiva, a população e visitantes simplesmente pulavam as barras de contenção para aproveitar o feriado.