Rio das Ostras recebe nesta quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12, a Carreta do Trabalhador. A unidade móvel da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro chega ao Município por meio de uma parceria com a Prefeitura. A carreta vai ficar estacionada na entrada da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Rio das Ostras, em Extensão do Bosque.
O atendimento da unidade móvel será das 9h às 16h. Entre os serviços oferecidos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representada pelo Banco de Empregos, estão a oferta de oportunidades de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), entrada no seguro-desemprego, baixa de carteira digital e confecção de currículos. O atendimento será por ordem de chegada.
A Secretaria de Ação Social vai ofertar no local os serviços de CAD Único (orientações e atualização de dados), sub-registro (isenções de Carteira de Identidade – RG, Certidões de Nascimento e Casamento). Já a Fundação Leão XIII terá isenção de segundas vias de Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; Habilitação para Casamento e União Estável; Vale Social Intermunicipal e Consulta de Benefício Vale Social (Riocard).
Outros serviços ofertados na Carreta do Trabalhador são orientações jurídicas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já o Procon de Rio das Ostras disponibilizará informações sobre relações de consumo e distribuirá o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A Secretaria de Saúde também vai participar ofertando à população aferição de pressão, exame de glicemia, informações sobre o Programa de Tabagismo, teste rápido de HIV e orientações sobre IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e distribuição de preservativos.
Uma ótica da Cidade oferecerá Teste de Visão (gratuito), descontos para compra de óculos e consultas oftalmológicas e armações com preços populares. Já um instituto de beleza disponibilizará serviços de manicures.
ESTRUTURA – A Carreta do Trabalhador tem cerca de 30 m² para a oferta dos serviços da Casa do Trabalhador e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de maneira itinerante, para a população do Rio de Janeiro.
Equipada com 13 guichês de atendimento e infraestrutura moderna e adaptada, a unidade móvel tem capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia com a promoção de ações sociais que visam levar os serviços da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda para os municípios fluminenses.