Pular para o conteúdo
Search

Rio das Ostras promove GeoDia de caminhada no Monumento Natural dos Costões Rochosos

A área é uma importante Unidade de Conservação (UC) do município, que faz parte do Geoparque na região do litoral norte e leste do Estado, junto com outros 15 municípios. A atividade é gratuita e os participantes inscritos receberão Certificado

Neste sábado (24), Rio das Ostras irá promover a 12ª GeoDia. O evento irá proporcionar ao público uma caminhada pelo Monumento Natural dos Costões Rochosos, uma importante Unidade de Conservação (UC) do município, que faz parte do Geoparque na região do litoral norte e leste do Estado, junto com outros 15 municípios. A atividade é gratuita e os participantes inscritos receberão Certificado.

Esta será a 12ª edição do GeoDia, uma iniciativa do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O ponto de encontro será no Mirante da Praça da Baleia, na praia de Costazul, às 9h30. A caminhada será ao longo da trilha que passa pelas praias das Areias Negras e Virgem e os participantes poderão apreciar a rica biodiversidade da Unidade de Conservação, além de saber um pouco das histórias e da cultura local.

Os caminhantes serão sempre acompanhados por uma equipe formada por professores e pesquisadores de universidades e do Município.

Durante a caminhada será reinaugurado o painel interpretativo do Projeto Caminhos Geológicos, que demonstra que o local é relevante, não apenas pela sua beleza e diversidade, mas também pelo potencial educativo e científico, porque preserva em suas rochas um importante momento da história da Terra e sua evolução como paisagem atual.

GEOPARQUES – Os geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas onde os sítios e paisagens com significância internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

A criação do Geoparque na região do litoral norte e leste do Estado começou a ser discutida em 2010 e há 12 anos uma área que envolve porções litorâneas da região e abrange desde o município de Maricá até São Francisco de Itabapoana, no norte do Estado do Rio de Janeiro, foi indicada como de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

INSCRIÇÃO – Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição, que já está disponível no endereço https://forms.gle/1z9YJyzdhcN9kD71A.

A organização do evento recomenda que os participantes levem chapéu, protetor solar, água e um bom calçado para a caminhada.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.