Pular para o conteúdo
Search

Rio das Ostras possui oito praias próprias para banho, diz Inea

Praia da Joana foi classificada como ótima

 

 

 

Praia da Boca da Barra foi considerada imprópria pra banho
Praia da Boca da Barra foi considerada imprópria pra banho

Um levantamento feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aponta praias impróprias para banho em Rio das Ostras. Os dados foram levantados na segunda quinzena de julho.

 

Das oito praias e 11 locais registrados pelo Inea, apenas a Praia do Cemitério, em frente à Rua Boca da Barra n° 248, está imprópria para banho. A balneabilidade da Lagoa de Iriry, conhecida como ‘Lagoa da Coca-Cola’ não foi testada.

 

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) divulgou no boletim de n° 13, de balneabilidade das praias em especial de Rio das Ostras, no dia 19 de julho de 2016. O referencial de localização do levantamento feito pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea) leva em consideração que o observador está de frente para o mar.

 

A classificação do Inea durante 2017, também aponta a Praia do Cemitério, na parte da Boca da Barra, como imprópria para banho desde 4 de janeiro, data da primeira avaliação. Nos meses de maio, abril e março as praias do Cemitério, Centro e Joana também foram consideradas impróprias.

A última avaliação feita na Lagoa de Iriry em 7 de março classificava o local como impróprio para banhistas.

 

Praia da Joana foi classificada como ótima
Praia da Joana foi classificada como ótima

Segundo os dados da avaliação de 2016, as praias do Bosque, Areias Negras, Mar do Norte, Remanso e da Joana ganharam a classificação “Ótima”. A praia da Tartaruga e Cemitério foram categorizadas como “Boa”. Já as praias do Centro e da Boca da Barra foram classificadas como “Regular” e “Má”, respectivamente.

 

O boletim do Inea indica evitar o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.

 

Procedimento das Coletas

Balneabilidade junho INEAO monitoramento da balneabilidade é realizado por técnicos do Inea, que percorrem todo o litoral, coletando amostras na superfície da água nos locais de maior incidência de banhistas.

 

Depois de coletadas, as amostras são levadas para o laboratório do Inea para serem analisadas. Os dois parâmetros utilizados para avaliar a balneabilidade das praias são os coliformes termotolerantes e enterococos. Coliformes são grupos de bactérias indicadoras de contaminação e habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem.

 

Com os resultados das análises, os dados são encaminhados para a Gerência de Avaliação da Qualidade da Água. A análise final da praia como própria ou imprópria para o banho será definida a partir dos resultados das avaliações das cinco últimas coletas, conforme a Resolução CONAMA 274/00. Além das coletas, a observação visual, tais como a presença de manchas, contribui para compor a análise final daquele trecho de praia.

Leia mais matérias de Laís Vargas. 

Laís Vargas é jornalista e mora em Rio das Ostras
Laís Vargas é jornalista e mora em Rio das Ostras

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.