Os prefeitos de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, e de Macaé, Welberth Rezende, se reuniram nesta semana para tratar da duplicação da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, em um trecho de cerca de 10 quilômetros entre os dois municípios. A pauta é considerada uma das principais demandas de infraestrutura da região.
Durante o encontro, os gestores alinharam estratégias para avançar com o projeto e definiram o encaminhamento de um documento solicitando uma reunião com o governador interino do Estado, o desembargador Ricardo Couto de Castro.
A duplicação da rodovia é defendida como medida para melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança viária e acompanhar o crescimento econômico registrado nos últimos anos em Rio das Ostras e Macaé.
O trecho em discussão concentra fluxo intenso de veículos e é utilizado diariamente por trabalhadores, estudantes, empresários e moradores que circulam entre as duas cidades. Os congestionamentos são frequentes, principalmente nos horários de maior movimento.
“Além dos engarrafamentos, a situação atual traz riscos de acidentes e outros prejuízos. Por isso, estamos encaminhando um documento solicitando uma reunião com o governador para avançarmos nessa pauta”, afirmou o prefeito Carlos Augusto.

Obra é tratada como estratégica
A RJ-106 conecta polos econômicos importantes da Baixada Litorânea e do Norte Fluminense. A rodovia tem papel direto na circulação de trabalhadores, mercadorias e serviços, além de ser uma das principais vias de acesso entre municípios da região.
Em Rio das Ostras, a duplicação também é apontada como fator relevante para a expansão da Zona Especial de Negócios (ZEN), área considerada estratégica para atração de empresas e geração de empregos.
Além dos efeitos na mobilidade e na logística, a obra é vista pelos gestores como uma intervenção capaz de fortalecer o turismo e melhorar a integração regional.
Desenvolvimento regional
O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas de Rio das Ostras, Wayner Fajardo, destacou que a duplicação da rodovia tem impacto além do trânsito entre os dois municípios.
“Estamos falando de uma obra estruturante, que beneficia não apenas o trânsito entre Rio das Ostras e Macaé, mas toda a dinâmica econômica regional. Uma rodovia com maior capacidade favorece a circulação de pessoas, mercadorias e serviços, criando condições para novos investimentos e oportunidades de desenvolvimento”, afirmou.
A articulação conjunta entre Rio das Ostras e Macaé reforça o caráter regional da demanda. A expectativa é que, com o pedido formal de reunião, os municípios consigam avançar nas tratativas junto ao Governo do Estado para discutir viabilidade, prazos e encaminhamentos da obra.



