Pular para o conteúdo
Search

Rio das Ostras limita acesso à Unidade Conservação

Agora só será possível chegar à Praias das Pedrinhas por meio de caminhadas

Por determinação do Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura de Rio das Ostras colocou em prática, nesta quinta-feira (19), medidas para evitar o acesso de veículos à Praia das Pedrinhas, um dos locais mais belos da região e que está inserido em Unidade de Conservação Municipal. Neste praia, localizada entre Rio das Ostras e Macaé, recentemente foi detectada a desova de tartarugas marinhas. A ação conjunta envolveu a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Transportes Públicos e a Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura – Comfis.

Uma parceria entre os dois municípios está em análise por suas respectivas procuradorias, com a finalidade de possibilitar o ordenamento dos acessos e a utilização sustentável do local, protegendo a Área de Preservação Permanente (APP) da restinga e promovendo a regionalização do turismo.

Na ação desta quinta, dia 19, as Secretarias de Meio Ambiente e de Transportes Públicos de Rio das Ostras instalaram bloqueios de concreto e placas de sinalização para proibir o trânsito de veículos automotores no local, destacando que o acesso à Praia das Pedrinhas deve ser realizado exclusivamente mediante caminhadas.

COOPERAÇÃO – A
 Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras afirmou a importância da adoção de ações conjuntas com a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé para o levantamento das medidas necessárias para coibir o trânsito de veículos na Praia das Pedrinhas.

Os responsáveis da pasta também informaram que está em andamento a elaboração de Decreto Municipal, cujo objetivo será regulamentar artigos do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (Lei nº 2.779//2022), o que possibilitará o ordenamento do uso e da ocupação do território costeiro municipal.

Uma das medidas determinadas pelo Ministério Público Federal, atendendo orientação do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, foi ordenar as atividades de comércio em estruturas fixas no local, o que não é permitido na Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE de Itapebussus, motivando a retirada das mesmas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.