Rio das Ostras lança a campanha “Dezembro Verde”, que visa promover ações educativas que auxiliem na reflexão sobre o abandono de animais e na promoção da adoção e posse responsável de cães e gatos.
Animais não conseguem viver nas ruas sozinhos e sofrem todo tipo de agressão. Muitos morrem nos primeiros meses de abandono por depressão e tristeza, além de estarem mais sujeitos a acidentes, como atropelamentos.
Sujeito às penas previstas pela Lei Federal de Proteção aos Animais (Lei número 4.064, de 29 de setembro de 2020), maus tratos aos animais é um crime. Quem for denunciado poderá ser preso em flagrante e responder a processo criminal. A penalidade é de dois anos. Denúncias podem ser feitas na Delegacia de Polícia Civil, pelos telefones 2772-4403 / 99768-8132 ou pelo email [email protected]
O Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA) estará presente na Ação Comunitária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cantagalo, que será realizada no dia 7 de dezembro, das 10h às 16h. Na ocasião, serão ofertados os seguintes serviços: agendamento para castração, vacinação antirrábica e atendimento veterinário.
PSA – O Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA), administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, é voltado para o controle populacional de cães e gatos no Município, realizando atendimento veterinário clínico em sua sede.
A sede do PSA funciona na Fazenda Parque, localizada na Estrada Municipal, s/nº, no Âncora. No local é feita a castração de cães e gatos para donos de animais de baixa renda, além da adoção de cães e gatos.