O município de Rio das Ostras se prepara para receber, a partir de 4 de outubro, a nova temporada do Projeto Rio das Ostras Instrumental. Segundo a Prefeitura e a Fundação de Cultura, a programação terá cinco edições até dezembro, sempre aos sábados, às 16h, na Concha Acústica da Praça São Pedro.
De acordo com os organizadores, a temporada contará com dez bandas, sendo cinco de artistas consagrados e cinco de músicos da cidade. Em cada edição, a abertura será realizada por artistas locais e alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.
A abertura oficial, no dia 4 de outubro, terá como destaque o encontro entre o gaitista Jefferson Gonçalves & Duo Bittencourt e o convidado especial Mauricio Einhorn, considerado um dos maiores nomes da gaita no mundo. Também se apresentam os músicos locais Diogo Spadaro e Freetação, reforçando a valorização da cena regional.
Entre os nomes confirmados para a temporada estão Josiel Konrad, Nico Rezende, Blues Etílicos, AfroJazz, Segundo Set Instrumental e Macahiba Jazz.
Segundo a Prefeitura, o projeto, criado em 2002, é precursor do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e tem como objetivo valorizar a música, incentivar a formação artística e fortalecer o turismo cultural. A edição de 2025 conta com patrocínio da ENEL, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.