Estudo tem o objetivo de identificar os principais pontos de conflitos e a necessidade de adequação da circulação viária do Município
A Prefeitura de Rio das Ostras inicia nesta segunda-feira (1), uma consultoria técnica, especializada no desenvolvimento de Estudos de Engenharia de Transporte e Trânsito, para elaborar um diagnóstico do tráfego municipal. Segundo a Prefeitura, o desenvolvimento da pesquisa tem como objetivo identificar os principais pontos de conflitos e a necessidade de adequação da circulação viária do Município.
Por meio de estudos detalhados, a empresa responsável pela elaboração do projeto fará levantamentos, análise de dados, composição de mapas viários, planos de ação de curto, médio e longo prazo com assessoramento técnico futuro nas fases de processo de licitação do serviço de Transporte Coletivo de passageiros.
De acordo com o governo municipal, serão levados em consideração os aspectos técnicos como tempo de viagem, de espera, quantidade e tempo de transferências, frequências e lugares ofertados. Serão considerados ainda aspectos econômicos como padrão tarifário, padrão de frota, índices econômicos tradicionais e os aspectos urbanísticos; além do padrão de acessibilidade.
Pesquisadores uniformizados estarão colhendo informações dos usuários do Transporte Público Municipal. Os dados coletados ajudarão o Município a oferecer uma locomoção que atenda às demandas da população riostrense.
“O intuito do estudo é tornar Rio das Ostras um lugar onde a qualidade de vida gerada a partir da implementação destes estudos seja elevada. Um transporte eficiente na locomoção e acessibilidade às diferentes necessidades de deslocamento, contribuindo para a redução dos efeitos negativos provocados pelo uso predominante dos veículos de passeio”, afirma a Prefeitura.