A Defesa Civil de Rio das Ostras entrou em estágio de atenção para risco muito alto de incêndios florestais, nesta quarta-feira (19). A medida acompanha o alerta emitido pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), que aponta condições críticas em toda a Baixada Litorânea.
Diante do cenário, equipes da Guarda Ambiental e da Defesa Civil intensificaram o monitoramento nas principais áreas de preservação ambiental do município para identificar possíveis focos de incêndio e prevenir novas ocorrências.
Riscos e práticas que aumentam as queimadas
O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, alerta para os fatores que ampliam o risco de incêndios, como descarte irregular de lixo, queimadas em terrenos e incêndios naturais provocados pelo calor extremo.
“Os incêndios podem ser causados por fatores naturais, como ondas de calor intenso, que, associadas ao clima seco e baixa umidade, favorecem a propagação das chamas. Também é fundamental que as pessoas evitem o uso do fogo para queima de lixo e denunciem essa prática aos órgãos ambientais”, explicou.
A prática de soltar balões, além de crime ambiental, é um risco potencial para incêndios florestais.
Como denunciar e acionar os órgãos responsáveis
Em caso de incêndio, a população pode acionar os seguintes contatos de emergência:
- Corpo de Bombeiros – 193
- Defesa Civil – 199
- Guarda Ambiental – 153
O alerta segue válido enquanto as condições climáticas permanecerem favoráveis às queimadas, reforçando a importância da conscientização e colaboração da população na prevenção de incêndios.