Search
Degradê com CSS

Rio das Ostras discute novo Marco Legal do Saneamento Básico em evento gratuito

O novo marco regulatório é baseado na Lei nº 14.026/2020 e tem como principal objetivo universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor. Foto Divulgação
O novo marco regulatório é baseado na Lei nº 14.026/2020 e tem como principal objetivo universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor. Foto Divulgação

Objetivo é debater importância, aplicabilidade e desafios da legislação no município

Neste sábado (11), Rio das Ostras começa uma programação especial para discutir o novo Marco Legal do Saneamento Básico. O evento online e gratuito vai debater a importância, aplicabilidade e desafios da legislação no município. A programação do I Fórum de Saneamento Básico é organizada pelo Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) e acontecerá também no dia 18 de setembro, a partir das 8h.  

O saneamento básico incorpora os serviços de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana, amplamente associados à saúde pública. O novo marco regulatório é baseado na Lei nº 14.026/2020.  O principal objetivo da legislação é universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor. A meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

No I Fórum de Saneamento Básico serão tratadas questões fundamentais sobre a importância da legislação para os municípios; o desafio da regionalização; e soluções para a universalização da água e do esgoto em Rio das Ostras. Também serão debatidas a “Reciclagem e a Pirólise como solução para os Resíduos Sólidos Urbanos” e “Macrodrenagem no município de Rio das Ostras”. A transmissão será pelo Facebook do Conselho e também pelo Youtube.

Confira a programação:

SÁBADO 11/09

-8h às 8h55 – O novo Marco do Saneamento Básico e sua importância aos municípios – SAAE – Luiz Gomes Ferreira Júnior – engenheiro civil, sanitarista, mestre em Saneamento Ambiental

-9h às 9h55 – O desafio da regionalização no novo marco do Saneamento. –  Bernardo Santoro – advogado, mestre em Direito e presidente do Instituto Rio Metrópole

– 10h às 10h55 – Os impactos ambientais da falta do Saneamento Básico – Adacto Benedicto Ottoni – engenheiro civil/sanitarista, formado pela UFRJ, com mestrado na COPPE/UFRJ; pós-graduado pela Universidade de Trondheim, na Noruega; doutor em Saúde Pública na área de Saneamento Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ; professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da UERJ

SÁBADO 18/09

-8h às 8h55 – Soluções para a Universalização da Água e do Esgoto em Rio das Ostras –  Clayson Marlei Figueiredo – engenheiro civil, servidor de Rio das Ostras; presidente da Associação do Arquitetos e Engenheiros (AEA) –SRO

Jean Luis Silveira – presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) Regional do Rio de Janeiro e diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Rios (SAAETRI)

-9h às 9h55 – A Reciclagem e a Pirólise como solução para os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de Rio das Ostras. – Rodolfo Cardoso – doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Engenharia de Sistemas Organizacionais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME); graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Engenharia de Armamento pelo Instituto Militar de Engenharia (IME)

Flávio Silva Machado – graduado em Licenciatura em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2000), graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestre e doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002 e 2009)

-10h às 10h55 – Macrodrenagem no Município de Rio das Ostras: estudos necessários e possíveis soluções –  Vitor Almeida Bastos – engenheiro Ambiental, sanitarista Civil e de Segurança do Trabalho.

buy project professional 2019

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

PM apreende roupas camufladas usadas por atiradores de elite e caçadores durante operação em Maria Joaquina

Estão abertas as inscrições para a 4ª Rústica Natatória em São Pedro da Aldeia

Amanrasa promove mutirão de limpeza na Praia de Manguinhos em Búzios nesta quarta-feira (30)

Casal é preso por tráfico de drogas em Búzios; menor tentou negociar liberdade da namorada entregando entorpecentes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!