Município tem 90% dos leitos UTI ocupados no Pronto Socorro e 100% de ocupação dos leitos clínicos no Hospital de Campanha
A Prefeitura de Rio das Ostras divulgou nesta quinta-feira (10) que ampliou os leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus. De acordo com o órgão, o município abriu mais 17 leitos clínicos para o Pronto-Socorro, que, desde terça-feira (8), passou a ser destinado a atendimentos para Covid-19. Com isso, segundo a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Teixeira, a cidade ganhou um aumento de leitos de estabilização, além dos 11 leitos de UTI da unidade.
Ainda segundo as informações do órgão municipal, o Hospital de Campanha tem 14 leitos funcionando. Informou também que na última semana o número de leitos clínicos foi reduzido, por conta da necessidade de adequações e climatização na unidade. Mas, de acordo com a Prefeitura, o Hospital voltará a atender com os 26 leitos clínicos funcionando normalmente.
A Prefeitura divulgou ainda que, caso a situação venha a se agravar, se necessário, disponibilizará, também para o tratamento da Covid-19, leitos das cirurgias eletivas que foram suspensas na última semana. A princípio, esses leitos estão sendo reservados para o tratamento de outras doenças.
A secretária de Saúde declarou que houve uma elevação nos índices de casos e mortes nos últimos dias. “A taxa de ocupação de leitos chegou a 100%, às vezes oscila, mas precisamos nos resguardar. Estamos trabalhando para que tudo se estabilize e a colaboração da população com os cuidados e o cumprimento das medidas sanitárias também é de suma importância nesse processo. É preciso que todos fiquem em alerta”, disse Dra. Jane Teixeira.
Rio das Ostras tem 3.335 casos confirmados e 12.227 casos suspeitos do novo coronavírus. A cidade registra 105 motes pela doença e 2.501 pacientes recuperados.