Pular para o conteúdo
Search

Rio das Ostras é candidata para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco

Rio das Ostras está se mobilizando para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco. A candidatura é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e vem sendo fortalecida com a participação de artistas, produtores culturais e moradores. Um site lançado na sexta, dia 10, que pode ser acessado no endereço www.riodasostrascriativa.com.br, reúne informações sobre a campanha e disponibiliza uma petição pública para ser assinada por todos os interessados na conquista do selo internacional.

A assinatura e a divulgação da petição são muito importantes, uma vez que a mobilização da Cidade é um dos critérios de seleção. Rio das Ostras concorre na categoria Música e sua candidatura foi lançada oficialmente no dia 26 de abril durante audiência pública que lotou o Teatro Popular. Em seguida, aconteceram rodas de conversa na Biblioteca Pública, em 30 de abril, e no campus local da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 7 de maio.

Durante essas reuniões, os participantes apresentaram propostas, contribuindo assim com a elaboração do dossiê que mostra o potencial do Município para integrar à rede internacional da Unesco. Com o selo, Rio das Ostras poderá promover a indústria criativa e se desenvolver ainda mais nas áreas da Cultura e do Turismo, criando oportunidades para o desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Atualmente, essa inclusão social já é realizada no Centro de Formação Artística, unidade da Fundação de Cultura que oferece cursos gratuitos regulares e técnicos nas modalidades de Música, Dança e Teatro. Outro fator de inclusão são os eventos de arte que têm entrada franca, com destaque para o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

CIDADE DA MÚSICA – Não foi por acaso que Rio das Ostras decidiu concorrer ao selo da Unesco na categoria Música. A jovem cidade, que completou 27 anos em 10 de abril, sempre teve uma preocupação em formar plateia. Começou com o projeto Rio das Ostras Instrumental, que fez resultou na criação do Jazz & Blues Festival, um dos maiores festivais do gênero no mundo.

O sucesso do festival foi tanto que Rio das Ostras transformou-se na “Capital Estadual do Jazz & Blues”, por meio da Lei 6.056/2011. O Município, ao longo de sua curta história, contou com outros projetos culturais que tiveram a música como principal atração. Para citar alguns, vale lembrar o Chorinho na Praia; Música da Cidade; Soul da Casa, realizado no Teatro Popular; Música na Praça e as iniciativas dos alunos do campus da UFF com o Lá Tá Rolando.

Rio das Ostras estimula o desenvolvimento de talentos com a Escola de Música do Centro de Formação Artística e os grupos instrumentais abertos à participação dos alunos do curso. A criação da Orquestra Kuarup Sopros & Cordas e, mais recentemente, da Onda de Sopro Big Band comprovam isso. O Município também inspira músicos, a começar pelo baiano Dorival Caymmi, que compôs várias canções na Cidade, sem esquecer os jovens Paulinho Moreira, guitarrista da premiada Banda Jamz, e a revelação do samba Thaís Macedo.

REDE MUNDIAL – A Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma plataforma mundial que conecta municípios para parcerias em cultura e desenvolvimento. Por meio dessa rede, os participantes podem compartilhar experiências no campo das indústrias criativas, traçar medidas inovadoras na esfera local e internacional. Todas essas iniciativas visam a inclusão social e a sustentabilidade.

Mais de 180 cidades de diferentes continentes já se uniram à Rede Cidades Criativas. Para participar é preciso se candidatar e ser selecionado pela Unesco. Essa plataforma começou em 2004 com municípios que se destacam em sete diferentes áreas da indústria criativa: Literatura, Cinema, Música, Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Artes Mediáticas e Gastronomia.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.