Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Plano Municipal de Saneamento Básico volta à pauta da Câmara de Búzios nesta terça (4) após duas audiências públicas

Revisão atualiza metas, diagnóstico e estratégias para água, esgoto, drenagem e resíduos; população cobrou fim do “tempo seco” em Cem Braças e mais fiscalização
Revisão do Plano de Saneamento de Búzios volta à Câmara após audiências públicas e será analisada pela Comissão de Justiça / foto arquivo Prensa de Babel
Revisão do Plano de Saneamento de Búzios volta à Câmara após audiências públicas e será analisada pela Comissão de Justiça / foto arquivo Prensa de Babel

A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Búzios retorna à pauta da Câmara nesta terça-feira (4), com a leitura do Projeto de Lei 238/2025, enviado pelo govenrno municipal. A proposta será encaminhada para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e busca atualizar diretrizes, diagnósticos e metas dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 11.445/2007, com alterações da Lei nº 14.026/2020).

O texto revoga a Lei Municipal nº 1.168/2015 e incorpora contribuições apresentadas pela população em duas audiências públicas, etapa obrigatória do processo de revisão do plano.

Após a leitura, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Só depois seguirá para discussão e votação em plenário. As sessões acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Como foram as audiências públicas

A primeira audiência ocorreu em 18 de julho de 2025, no plenário da Câmara Municipal. Organizado pelo Grupo de Trabalho do Saneamento, criado pelo Decreto nº 2.760/2025, o encontro apresentou o diagnóstico técnico dos serviços e abriu espaço para questionamentos e sugestões da sociedade civil.

Moradores de Cem Braças, Manguinhos e Rasa destacaram a necessidade de eliminação do modelo de esgotamento em “tempo seco”, reclamação recorrente em função de extravasamentos e impactos nas praias. Houve também cobrança pela ampliação e integração do sistema de drenagem e pela continuidade da rede separativa. Ao final do encontro, foram incluídos dois representantes da sociedade civil no GT, ampliando a participação comunitária no processo de construção do documento.

A segunda audiência consolidou contribuições enviadas durante a consulta pública realizada entre 12 de maio e 9 de junho e aprofundou discussões sobre metas, monitoramento, responsabilidades, fiscalização e indicadores. Representantes de diversos segmentos reforçaram demandas por: Expansão da rede de esgoto para áreas sem atendimento regular; Melhoria da drenagem urbana, especialmente em áreas sujeitas a alagamento; Cronograma de execução e transparência na prestação dos serviços; Maior rigor na fiscalização de conexões irregulares e despejo clandestino e Ações integradas entre poder público, concessionárias e sociedade civil.

Tramitação

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Lançamento de livro sobre Octavio Raja Gabaglia celebra legado do “Estilo Búzios”

Plano Municipal de Saneamento Básico volta à pauta da Câmara de Búzios nesta terça (4) após duas audiências públicas

Trecho da Estrada da Fazendinha será interditado para obras de drenagem em Búzios

Búzios celebra a Lua Cheia da Água “Mni Wí” com ritual Lakota na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]