O morador de Maricá que deseja um novo meio de se deslocar para os municípios de São Gonçalo, Cabo Frio e Nova Friburgo tem que esperar só mais um pouco. Informado incialmente pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) para o fim da última semana, o serviço deve começar na primeira semana de julho, segundo resposta do órgão para a reportagem da Prensa.
O Detro também informou que ainda está fazendo ajustes de horários e itinerários junto às empresas. Segundo o órgão, até o momento, apenas a linha para Nova Friburgo está sem uma definição, mas será resolvida até o início da circulação dos ônibus intermunicipais.
No fim de março, o prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou a criação das linhas, durante uma visita do secretário estadual de Transportes, Washington Reis. Na ocasião, também foi anunciado que os coletivos que vão rodar nos três itinerários serão movidos a gás natural veicular (GNV). A ideia que a frota intermunicipal de Maricá passe a utilizar o combustível menos poluente pode reduzir pela metade o valor das passagens.
As três novas linhas representam novas opções de transporte para as regiões Serrana e dos Lagos, além de outros municípios da Região Metropolitana, que estarão incluídos no trajeto das novas linhas, como Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Saquarema e Araruama.