Pular para o conteúdo
Search

Revisão do Plano Diretor de Búzios – Marlene Ettrich – Série especial

“Por que os instrumentos urbanísticos instituídos no Plano de 2006 não estão sendo utilizados?”

Figura de relevância no processo que levou à criação do atual Plano Diretor de Búzios, a arquiteta urbanista Marlene Ettrich acredita que, com o desenvolvimento do município, a revisão do trabalho de 16 anos atrás se faz necessária, mas destaca que se trata de uma ação complexa.

Ettrich, que por 30 anos integrou o quadro técnico da área do planejamento urbano da Prefeitura do Rio e também já atuou como consultora técnica nos Planos Diretores de Manaus (AM) e de Palmas (TO), explica que o PD é um instrumento norteador das políticas públicas e que é ele quem determina a escolha que o município faz quanto à definição do eixo central de seu desenvolvimento.

A especialista acredita que a revisão será um combinado entre o que precisa ser revisto e o que pode ser somente atualizado ou até mantido. Ela observa que o desenvolvimento da parte continental do município foi o que mais mudou em quase duas décadas, entretanto, muita coisa não foi colocada em prática.

“Faço aqui uma ressalva quanto aos instrumentos urbanísticos instituídos no Plano de 2006, que não vem sendo utilizados, ou melhor, só foram parcialmente utilizados, que podem dar conta da gestão desse desenvolvimento. E ainda: a própria Lei Orgânica do Município os menciona. Portanto incluo como sendo importante nessa revisão/ atualização, a avaliação do porquê que eles não estão sendo utilizados”, diz ela, que prossegue.

“Não foram esgotados os recursos que existem para a regulamentação das Áreas de Especial Interesse – Urbanístico, Ambiental e Social – já delimitadas no Plano Diretor de 2006 e para as quais também são definidas as diretrizes para sua regulamentação. Este instrumento é um importante recurso de gestão urbana e já estava inclusive previsto na Lei Orgânica Municipal. Ainda existem outros, mas considero este o principal. Menciono ainda a pendência quanto ao Código de Obras”, enumera.

Um grupo de trabalho está em formação, sob a coordenação das Secretarias de Governo e de Ambiente e Urbanismo. Oficialmente, a Prefeitura informou para à Prensa que “devido à complexidade dos temas abordados na revisão do plano”, será contratada uma empresa especializada, e o procedimento licitatório de contratação da empresa está em processo de finalização. Ainda foram informados os prazos de tramitação de cada etapa do procedimento, nem quais serão os passos do processo que, possivelmente, terá precisará de audiências públicas, antes do envio para análise e votação da Câmara. A discussão ocorre com seis anos de atraso, tendo em vista que o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001) determina que, pelo menos a cada dez anos, os planos diretores devem ser revistos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.