Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS
33163230_314571685744037_8311445236035354624_n

Nesta segunda-feira (18), m a partir das 18h30, o Sarau Revira-Volta fará um ano. Entende, um ano de uma organização artística autônoma. É alguma coisa, diz ae? Don Nicola, nosso grande condutor, o dono da casa, chama geral pro espaço, que fica na Rua 3 de novembro, esquina com a sociedade musical santa helena, centro de Cabo Frio.

Dom Nicola, anfitrião do Sarau, com o mestre de cerimonias Fábio Emecê, ao fundo

Lá em  19 de junho de 2017, 19h, começou a parada, com um público animado, participativo e feliz depois da experiência. As edições foram se sucedendo, o público foi chegando, a horizontalidade reinando, o orgânico se superando.

Pessoas variadas, pessoas desconhecidas, pessoas esquecidas recitando poemas num boteco ia virar? Então, numa região de carências, reconhecer e entender o potencial de seus habitantes é algo primordial ou deveria, né?

Galera pode pegar e deixar livros no carrinho. Alguns devolvem e outros não, tanto faz

Entendam, os movimentos sempre aconteceram e sempre acontecerão, só não se tem ainda espaços suficientes em que mais pessoas possam desenvolver suas potencialidades. Falta fomento, falta grana e aí os nichos se estabelecem a partir da carência dos outros. E podemos ser mais do que se apresenta.

Fazer um sarau foi o consenso, mas onde seria? Um local de fácil acesso e identificação, mas onde? Tá, um boteco seria legal. Nem é uma ideia nova, nas metrópoles por aí rolam saraus em botecos. Bom, Fabio Emecê (eu) bebendo uma cerveja com o amigo: Professor George no Boteko Don Nicola despertou para a possibilidade.

Na encruza, de fácil acesso, cerveja litrão mega gelada? É onde deveria rolar a parada. Sem contar o dono do bar: Don Nicola. Jogador de futebol aposentado, vivido, jogou no Corinthians, Botafogo, Chile, administrou o Pacaembu, ou seja, cabeça de Mundo. O local ideal estava posto e numa conversa, até breve com o Don, o local foi escolhido.

A moçada comparece legal

Rapha, Emecê e Agatha, outra entusiasta da ideia, sentaram para pensar no nome e formato. Revira-Volta veio a calhar por tentar mostrar uma outra proposta artística possível. Poesia pra quem quisesse ouvir e recitar, com o microfone aberto, mais uma música alternativa para a galera entender que tem muita coisa rolando por aí. Convite feito a Victor Viana e a Yasmim Rohen para integrar a trupe e partiu fazer a primeir edição.

Temos a Agatha Gabi, a Ana Paula, o Fabio Emecê, o Rapha Ferreira e a Victoria Cunha pra dar o ritmo e tem todo mundo que tá sempre frequentando, sempre colaborando, sempre recitando e assim, a continuidade é válida, e como é! Novas pessoas agregaram a trupe: Victória Cunha e Ana Paula Lopes e os escritos guardados na gaveta estão sendo finalmente ouvidos.

Agir localmente e pensar globalmente é uma conduta a se ter nessas situações e dois artistas que de alguma maneira viram um pouco do que é Mundo, juntaram ideias, vontades e coragem para se fazer um movimento. Rapha Ferreira e Fabio Emecê (eu) tinham isso internalizado, até porque o que a região apresentava sempre foi insuficiente.

Primeiro ano e a ideia tá aí. Pelo jeito, condutores não faltarão e o Sarau Revira-Volta será eterno enquanto durar. Reviiiira? Vooooooooolta!

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]