Com a proximidade do verão 2019, a comissão de planejamento de Cabo Frio, realizou a terceira reunião de trabalho na última quinta-feira (1), no Terminal dos Transatlânticos. No encontro, houve avanços nos preparativos para a alta temporada; operação especial terá início no dia 15 de dezembro. No encontro estavam representantes das secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento da Cidade; das coordenadorias de Posturas, Ordem Pública, Meio Ambiente, Serviços Públicos; da Procuradoria-Geral; da Comsercaf e do gabinete do prefeito Dr. Adriano Moreno.
Segundo o secretário de Governo, Eduardo Monteiro, os preparativos estão dificultados por conta da delicada situação financeira do município, que apenas no mês de outubro teve mais de R$ 25 milhões bloqueados judicialmente, para o pagamento do programa de refinanciamento do Governo Federal (Refis) e de precatórios. Apesar disso, os secretários e coordenadores elaboram uma listagem com as necessidades estruturais e de pessoal para apresentar ao prefeito até o fim desta semana.
Também foi levantada a necessidade da aquisição de placas de sinalização e do conserto de calçadas e rampas; poda de árvores e conserto de bancos de praças, entre outros serviços. Após o aval do prefeito para as demandas das secretarias e coordenadorias, a comissão irá convocar a população para participar do planejamento, incluindo as forças de segurança, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
“Estamos à frente do governo há cerca de três meses, tentando solucionar os muitos problemas que encontramos. Nessa preparação para o verão, cada um está apurando a situação real de sua secretaria, suas necessidades e como aplicar soluções em conjunto para minimizar os problemas decorrentes do aumento da população na cidade durante o verão, para que tenhamos um período de alta temporada mais tranquilo possível”, comentou Eduardo Monteiro.
No próximo dia 8, uma audiência pública está marcada para às 9h, na Associação Atlética Cabofriense, para tratar do ordenamento e da limpeza das praias durante o verão, com a participação de representantes governamentais e de vendedores ambulantes. O processo de debate está sendo mediado pelo Ministério Público Federal.