Pular para o conteúdo
Search

Reunião para discutir retirada de areas do Parque Estadual da Costa do sol

 

Nesta segunda-feira (26), às 14h, uma reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – subsessão de Cabo Frio, pretende discutir o projeto de Lei 1546,  sendo 2 emendas do deputado Jânio Mendes  (PDT) referentes à Monte Alto, em Arraial do Cabo,  e 4 emendas de outros deputados para retirada de áreas em Cabo Frio e Saquarema da area de proteção do Parque Estadual da Costa do Sol.

A localidade de Monte Alto, que fica a cerca de 10 Km do centro de Arraial, é alvo de frequentes ações de fiscalização da Prefeitura e do Instituto Estadual do Ambiente por causa das invasões à unidade de conservação ambiental

Foto mostra area degradada pelo incêndio do último sábado (24) na reserva de Massambaba, em Arraial do Cabo. O local é considerado a zona de amortecimento do Parque estadual da Costa do Sol

Apesar do esforço das autoridades, o avanço das construções sobre a área de preservação ambiental é crescente, o que aliado à ausência dos serviços públicos básicos como água e saneamento tem contribuído para degradar o ecossistema. Situação que o parlamentar acredita que com a nova delimitação irá acabar.

Ambientalistas temem que, através de emendas, além de Monte Alto, outras areas sejam retiradas do Parque, como o Morro do Mico, e duas lagoas em Saquarema. Tentarão, a partir desta reunião, definir bem as coordenadas a serem excluídas de Monte Alto, as regras para desafetação desta area e o termo de ajuste de conduta a ser assinado entre o Ministério Público, Inea e Prefeitura de Arraial do Cabo, além de tentar empedir de alguma forma as emendas aditivas dos demais deputados que poderão prejudicar o Parque.

.O Parque

Com cerca de um milhão de metros quadrados, o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) completou  quatro anos no ano passado  sem que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tenha executado os projetos que levaram à criação da unidade de conservação. Único parque segmentado do Estado do Rio, o PECS é um gigante que protege ecossistemas de seis municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Com a crise financeira do estado parques estão ameaçados, o Costa do Sol está com suas verbas bloqueadas.

Búzios 

Búzios, que poderá ter o Mangue de Pedras incluído no Parque por força de lei (há um projeto também de Janio Mendes para a inclusão deste raro ecossistema),  tem várias areas com pedido de desafetação. Esses pedidos anda não foram enviados para para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Os empresários de Búzios estariam  tentando resolver diretamente com o Ineà. As areas que correm risco de serem retiradas do Parque são Canto Esquerdo do Forno, Area entre a Praia do Canto e  Praia da Tartaruga,  Olho de Boi, e Ferradurinha.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.