Reunião acontece nesta quarta-feira (2). Estarão presentes representares das áreas de transportes, segurança pública e das concessionárias
Nessa quarta-feira (2), vai acontecer uma reunião para discutir ações para minimizar os transtornos dos engarrafamentos nas rodovias que ligam o Rio de Janeiro ao interior do estado no verão. Com a redução dos voos nacionais e internacionais e o cancelamento do réveillon, blocos de rua e do Carnaval carioca, por conta da pandemia do novo coronavírus, é previsto um grande movimento de saída da Capital do estado para a Costa do Sol e Costa Verde na alta temporada do verão de 2021.
A reunião será nessa quarta-feira (2), às 15 horas, no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Na ocasião vão estar presentes representantes das áreas de transportes, segurança pública e das concessionárias que administram as estradas.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol e também presidente da Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega, afirma que o encontro será muito importante para o alinhamento das medidas que poderão ser tomadas para amenizar os transtornos previstos nas estradas no próximo verão. “Existem problemas crônicos, conhecidos de todos, que precisam ser resolvidos com a união das autoridades. As conclusões do encontro serão levadas para o Congresso Estadual de Turismo que vai acontecer nos dias 15 e 16 em Búzios, com a presença de representantes do ramo de turismo de todo o estado”, explicou.
O ex presidente da TurisRio e também hoteleiro em Búzios, Thomas Weber, conta que a recomendação dada aos hóspedes é que eles deem preferencia a horários alternativos e de menor fluxo para evitar os assaltos no trecho Niterói-Manilha e o transtorno que acontece no Trevo de Manilha. “São problemas que não se admite um estado que quer fazer do turismo seu novo petróleo. Temos uma diversidade de atrações no interior, mas é preciso cuidar da infraestrutura”, afirmou Thomas.
Além do problema dos engarrafamentos, serão discutidas também ações para evitar assaltos e arrastões nas rodovias estaduais e federais, além do combate ao transporte clandestino de passageiros.