Responsáveis pelas principais pastas do governo apresentaram ações que serão realizadas no período de Ano Novo para garantir a segurança e ordenamento da cidade
Reunião durante a manhã desta segunda-feira (9), na sede da Prefeitura de Cabo Frio, discutiu o planejamento estratégico para o Réveillon. O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, se reuniu com o promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Vinícius Lameira Bernardo, com o comandante do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel José Carlos Fernandes Torres, e o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Arêdes, para apresentação do planejamento estratégico para o Réveillon.
Estiveram presentes ainda os secretários de Governo, Miguel Alencar, de Turismo, Paulo Cotias, de Saúde, Carlos Ernesto Dornellas, de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback, de Ordem Pública, Jorge Marge, de Cultura, Milton Alencar Junior, além do superintendente de eventos, Clóvis Barbosa, e do presidente da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), Dario Guagliardi. Na ocasião, os responsáveis de cada pasta apresentaram as ações que serão realizadas no período de Ano Novo para garantir a segurança e ordenamento da cidade.
Para a noite da virada, haverá um contingenciamento no Forte São Matheus, onde ocorrerá o show pirotécnico. A Brigada de Incêndio e a Guarda Marítima estarão a postos durante o evento. Todas as documentações necessárias para a realização da festa já estão protocoladas.
Neste ano, a estrutura para o show da virada terá outra disposição. O palco será montado na Avenida Hilton Massa, por causa da faixa de areia reduzida.
“Nossa preocupação neste ano é com a territorialidade. É um Réveillon atípico, pois sempre realizamos dentro da faixa de areia e, este ano, teremos que fazer no asfalto. Isso nos levou a ter um planejamento totalmente diferente. Tivemos que repensar a dimensão e a categorização dos shows, a forma de ocupação do solo e o tráfego”, explicou o secretário de Turismo, Paulo Cotias.
Para segurança, 11 torres de vigilância serão montadas ao longo da orla, além de quatro postos médicos. A Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar atuarão em conjunto, possuindo um efetivo próximo as áreas de grande movimentação. Foi apresentado ainda o esquema de ordenamento do trânsito e fechamento das vias de acesso da orla da Praia do Forte.
A Comsercaf já possui o esquema de trabalho mapeado para o Ano Novo. No dia 1º de janeiro de 2020, cerca de 150 funcionários iniciarão o trabalho de limpeza a partir das 4 da manhã.
“A reunião de hoje é uma ação que o Ministério Público realiza anualmente para saber se as medidas de ordenamento da cidade durante o aumento populacional estão sendo tomadas. Observei as apresentações de todas as pastas da Prefeitura relacionadas ao organização do espaço urbano. A visão do Ministério Público é que as ações de planejamento estão sendo tomadas. Foi importante também para que tivéssemos contato com os secretários e em qualquer eventualidade ter contato direto com os representantes do município. Pude observar ainda que já foram feitos os pedidos de autorização junto ao Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar. A reunião de hoje deixa o Ministério Público tranquilo quanto à existência do planejamento dos órgãos de segurança publica para o período,” disse o promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Vinícius Lameira Bernardo.
O Prefeito, Dr. Adriano Moreno, reforça a importância da parceria com as instituições.
“Com a essa parceria e alinhamento das secretarias e instituições teremos o Ano Novo e a alta temporada com segurança e qualidade para moradores e turistas”, conclui o prefeito.