Search
Degradê com CSS

Retorno das atividades laborais em Macaé é adiado por mais 15 dias, entretanto Prefeitura estuda flexibilização

WhatsApp Image 2020-05-23 at 16.06.57 (1)

Plano começou a ser elaborado e será encaminhado ao Ministério Público Estadual

O retorno das atividades laborais e as aulas nas redes pública e privada de Macaé foi adiado por mais 15 dias. O o decreto 74/2020 prorroga o isolamento social a partir desta segunda-feira (25). Enquanto isso, o o prefeito Dr. Aluízio Junior, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) elaboram um Plano de Flexibilização do Comércio, que será apresentado ao Ministério Público Estadual (MPE), em reunião agendada para quarta-feira (27).

Segundo a Prefeitura, a reabertura planejada de setores da economia local começou a ser discutida em reunião por videoconferência. Na ocasião, o prefeito apresentou a proposta de elaboração do Plano aos presidentes da Acim, Francisco Navega, e do CDL de Macaé, Luís Henrique Fragoso.

Ainda de acordo com o governo, a proposta do executivo é que o primeiro setor do Plano de Flexibilização a ser liberado seja o de e autopeças e motopeças, já no próximo dia 1º, e que os outros sejam liberados em intervalos de 7 e 15 dias. Nesse período serão analisados também os índices de novos casos. Fica a cargo da Acim e a CDL apresentar a sequência de áreas que precisam ser liberadas, dentro da prioridade econômica e que assegure também o controle sanitário. 

“Está na hora de voltar, mas dentro de uma responsabilidade com a proteção das pessoas“, explicou o prefeito.

O presidente da Acim, Francisco Navega, concordou com os intervalos propostos pelo governo para a flexibilização do comércio.

“A situação é realmente complicada, mas vejo uma determinação de liderança muito forte do governo. Se houver um planejamento de 15 em 15 dias para vestuário e depois restaurantes, atendemos bem a economia. Acompanho a evolução dos testes, associada as barreiras sanitárias. Precisamos discutir também a situação da cadeia offshore. Se a situação piorar, a gente revê a flexibilização”, afirmou Navega.

Já o presidente do CDL afirmou que o comerciante local já está preparado e consciente em assumir o compromisso de voltar a funcionar dentro do controle sanitário. “Vamos definir juntos essa questão. Sou favorável ao controle de acesso dos clientes, tornando o próprio comerciante fiscalizador dos protocolos de Saúde”, afirmou Luis Fragoso.

Nesta segunda-feira (25), será avaliada entre o prefeito e os presidentes da Acim e CDL, a minuta do Plano de Flexibilização do Comércio, que será apresentado ao MP na quarta-feira.

O que pode funcionar?
 
Seguem mantidas as permissões de funcionamento dos estabelecimentos anteriormente já liberados, desde que cumpram os horários e medidas de prevenção e normas de atendimento preestabelecidos, são eles: hospitais e clínicas, nos termos do Decreto 046/2020; farmácias; supermercados e mercados; postos de combustíveis; padarias; bancas de jornais e revistas; petshops; Mercado Municipal de Peixes; Feira do Produtor Rural (Feirinha da Roça) na Rua Manoel Joaquim dos Reis, aos sábados – 5h e às 10h;

Também podem abrir clínicas, consultórios e laboratórios para atendimentos eletivos – 7h  às 13h; lojas de materiais de construção e de materiais de informática – 13h às 18h; borracharias e oficinas mecânicas – 10h às 16h; Óticas – 10h e às 16h; salões de cabeleireiro e barbearias -10h e às 16h.

Boletim atualizado

Até este sábado (21) foram contabilizados em Macaé 601 casos de coronavírus confirmados, sendo 282 pacientes recuperados e  21 óbitos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!