Paralisadas desde meados de dezembro, as obras de recapeamento asfáltico do acesso ao Peró, em Cabo Frio, foram retomadas nesta segunda-feira (3) após vários protestos de moradores e turistas por causa dos buracos nas proximidades da praia. O serviço foi retomado na Avenida dos Pescadores, no trecho entre as Ruas Piloto e Agulha, e devem chegar à orla antes do Carnaval.
Segundo os supervisores da obra, está sendo colocada uma camada de quatro centímetros de asfalto. A Prefeitura não atendeu ao pedido dos moradores para fazer uma nova rede de drenagem, mas decidiu fazer um dreno lateral, nos dois sentidos, para melhorar o escoamento da água.
“A obra é fundamental e é uma antiga e permanente luta da comunidade, pois a acessibilidade é um dos requisitos para manter a certificação da Bandeira Azul para o Peró”, lembrou Machado Silva, dos Amigos do Peró.
As obras foram interrompidas antes do Natal por causa das férias coletivas dos funcionários da usina de asfalto. Depois, a prefeitura alegou falta de massa asfáltica e as chuvas constantes para justificar a demora na retomada das obras. O recapeamento está sendo feito em trechos (alguns em bom estado não estão recebendo asfalto novo), da Gamboa até a Orla do Peró.
— O recapeamento é importante e chegou tarde, pois a situação das vias de acesso era deplorável. A comunidade do Peró tentou em vão, por duas vezes, uma audiência com o prefeito Adriano Moreno. A grande reivindicação é um novo acesso ao bairro, pois o atual, pela Gamboa e pelo Jacaré, é péssimo – disse o corretor de imóvel Jorge Murilo de Oliveira.
Responsável pelo Espaço Comunidade, que também lutou pelas obras de recapeamento, Elias Fernandes reclamou a limpeza urgente dos bueiros e da rede de escoamento de águas pluviais da Avenida dos Pescadores próximo ao Shopping do Peró:
“As ruas ficaram intransitáveis nas últimas chuvas. A água não escoou e ficou tudo inundado”, lembrou o líder comunitário, que também cobrou a sinalização viária, principalmente no entorno da Praça do Moinho.
Durante a execução das obras, os motoristas precisam ficar atentos porque o tráfego vai fluir em meia pista.