Pular para o conteúdo
Search

Resultado do IDEB de Cabo Frio é revelado e mostra queda na educação municipal

Na última semana foi divulgado oficialmente o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O IDEB contempla três notas avaliativas: uma nota de entrada no Ensino Fundamental (5º ano); uma nota de saída desse segmento (9º ano) e uma nota de saída do Ensino Médio (3º ano). Essas notas levam em conta avaliações realizadas pelos alunos, bem como taxas de evasão (abandono da escola), sempre referentes a uma meta evolutiva, ou seja, a meta que o Ministério da Educação pretende que a escola ou a rede atinja naquele ano, sempre em acordo com suas avaliações anteriores.

Cabo Frio apresentou um pequeno aumento na nota de entrada do Ensino Fundamental em relação a última avaliação (2015), pulando de 4,9 para 5,0. Entretanto, a meta, naquele ano, era 5,3, enquanto em 2017 era 5,6. Isso significa que, embora a nota absoluta tenha aumentado, a distância da meta também aumentou, já que essa diferença era de 0,4, e, neste ano, de 0,6.

Às notas de saída do Fundamental os índices absolutos caíram, e os relativos à meta também. Enquanto avaliação em 2015 era 3,9 nesse quesito, em 2017, desceu para 3,8. 1,2 pontos de distância da meta naquele ano, mas a 1,6 neste ano – uma diferença muito grande para os padrões avaliativos deste sistema. Isso mostra que os alunos e alunas saem piores do que entraram no Ensino Fundamental público municipal.

Além disso, os resultados apontam para uma divisão entre os sistemas centrais e periféricos. As duas escolas com melhores notas de entrada ficam na região central da cidade, enquanto as duas unidades com piores resultados localizam-se na periferia ou em territórios dominados pelo tráfico de drogas.

O resultado se repete com as notas de saída, ressalvando-se uma unidade localizada em região periférica e de forte penetração do crime organizado, mas que figura como o segundo maior índice de nono ano na cidade.

No que tange ao Ensino Médio, os resultados, em termos de país, apontam que a política de estadualização dessas unidades, executada pelo Governo do Estado, em que pese seu amparo legal, trata-se de um equívoco, quando o referencial é a qualidade do ensino. Prova disso é que o Rio de Janeiro figura entre os 7 estados que decaíram em seus índices nesse segmento de 2015 para 2017.

Cabo Frio é o 60º IDEB do estado em notas de entrada e o 61º em notas de saída do Fundamental, entre 92 municípios. Em 2015, era o 59º em avaliações de entrada e o 46º em notas de saída do Fundamental. Mesmo no Ensino Médio, é o 7º município entre os 9 avaliados no estado nessa experiência de análise deste segmento, em 2017.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.