Search
Degradê com CSS

Rio das Ostras restringe uso de celulares nas escolas

Nova lei federal proíbe dispositivos eletrônicos pessoais durante aulas e intervalos, permitindo exceções para fins pedagógicos e emergências
A rede pública de Rio das Ostras adotará restrições ao uso de celulares nas escolas, seguindo a Lei nº 15.100. Medida visa melhorar a aprendizagem e promover o uso responsável da tecnologia / foto divulgação
A rede pública de Rio das Ostras adotará restrições ao uso de celulares nas escolas, seguindo a Lei nº 15.100. Medida visa melhorar a aprendizagem e promover o uso responsável da tecnologia / foto divulgação

A rede pública municipal de Rio das Ostras implementará restrições ao uso de celulares nas instituições de ensino, em conformidade com a Lei nº 15.100, sancionada em 13 de janeiro de 2025. A legislação proíbe o uso de dispositivos eletrônicos pessoais durante aulas, recreios e intervalos, visando criar um ambiente mais propício ao aprendizado. O comunicado foi divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (12).

Exceções previstas na legislação

O uso de celulares será permitido apenas em situações de emergência, necessidades específicas ou para fins pedagógicos, desde que autorizado pela equipe educacional. A restrição não se aplica quando os dispositivos são utilizados para acessibilidade ou para atender condições de saúde dos estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou cartilhas para auxiliar escolas e redes de ensino na adaptação à nova norma, acessíveis aqui.

Adaptação das escolas à nova norma

As instituições de ensino deverão desenvolver estratégias para implementar a lei, incluindo a definição de diretrizes internas, capacitação de professores e criação de métodos para armazenamento dos aparelhos durante o período escolar. Além das restrições, a legislação reconhece o valor pedagógico da tecnologia, incentivando a inclusão da educação digital e midiática no planejamento escolar para promover o uso responsável dos dispositivos.

A transição para as novas regras será gradual, com a participação ativa da comunidade escolar. O MEC recomenda que cada escola elabore regulamentos específicos, promova a interação social entre os alunos e estabeleça espaços de diálogo para discutir a aplicação da lei.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

Internações por síndrome respiratória seguem acima do esperado no RJ, com baixa cobertura vacinal contra gripe

Búzios recebe novas bombas hidráulicas para reforçar drenagem e prevenir alagamentos em Manguinhos e Cem Braças

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!