O avanço da frente fria pelo Sudeste provocou queda da temperatura e também ressaca no mar. Em Búzios e Macaé, a água avançou nas orlas de algumas praias na segunda-feira (13). Apesar de ter recuado nesta terça-feira (14), o mar continua agitado em toda a região.
Na cidade de Búzios, o Píer do Centro, por alguns momentos, chegou a ficar coberto de água, assim como a Orla Bardot e uma parte do píer dos pescadores na Praia da Armação, além dos acessos às praias Azeda, Azedinha e Geribá. A Defesa civil isolou as áreas afetadas pela maré, pois oferecem risco à população.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Búzios, Daniel Rezende, a água recuou, mas o mar ainda está bem agitado e o acesso ao mar não é recomendado. “O mar está bem agitado, é bom evitar. Não vi nenhum barco hoje, acredito que todos estejam respeitando. A orientação é que a população não trafegue por locais alagados e tenha atenção com crianças perto de praias e lagoas”, disse.
No município de Macaé as praias que tiveram avanço do mar foram a Campista, Fronteira e Barreto. No Fronteira, a água invadiu casas e na Praia Campista o mar jogou areia para o calçadão, na parte que não tem restinga. A Defesa Civil de Macaé informou que há previsão de mar agitado com ondas de 0.5m / 1.5m junto à costa. As equipes seguem com as vistorias e orientando as famílias quanto aos riscos.
O Projeto Costa do Sol da Defesa Civil informou que a Marinha Brasil manteve o aviso de ressaca para esta terça-feira (14). O tempo continua instável devido ao transporte de umidade do oceano para o continente em função de efeitos de circulação atmosférica e o céu varia entre parcialmente nublado e encoberto, e diminuição na formação de nuvens a partir da tarde.
As temperaturas em Búzios hoje ficam entre 16°e 21° e em Macaé entre 16º e 24°.