Pular para o conteúdo
Search

Responsáveis dos estudantes de Búzios se reúnem com o prefeito Alexandre Martins

Reunião foi na terça-feira (22), no gabinete do chefe do executivo. Foto divulgação

Os grupos levaram demandas como transporte, obras da Escola Nicomedes, falta de professores, presença de Guardas Municipais nas escolas, entre outras

Movimentos em prol das demandas estudantis se reuniram, nesta terça-feira (22), com o prefeito Alexandre Martins,  a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália, e outros representantes do governo municipal. Na reunião os responsáveis apresentaram algumas demandas como os kits alimentação, uniformes, transporte escolar, segurança pública,  obras da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, outros assuntos, um lista extensa de problemas identificados nas unidades de ensino. As demandas, na maioria, cabem a todas as séries de ensino da rede municipal.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito com os grupos ‘Luto pela Educação’, representado pela Raquel Campino, ‘Manifestação pelo transporte peninsular e continental’,  pela Gesimara da Silva Castro, ‘Mães das Creches’, pela Joaquina Paz e Joana Alves, e o ‘Coletivo Por Nossos Filhos’, pela Belén Baigorria e Hidra Alves. O grupo ‘Eu Quero Ir à Escola’ não esteve presente, mas as demandas foram levadas pelos outros integrantes da reunião. 

Grupo levou demandas de 5 movimentos diferentes. Foto divulgação

Kits Alimentação

Uma das reivindicações foram os Kits Alimentação, que ainda não foram entregues para algumas escolas. Os responsáveis presentes na reunião informaram que a justificativa do prefeito foi que a empresa que ganhou a licitação não quer entregar pelo aumento dos preços dos alimentos e que estaria dando prejuízo. Ainda segundo o chefe do executivo, o governo irá pagar a diferença que a empresa está pedindo para entregar os kits.

Uniformes e van escolar

Em relação aos uniformes, o prazo dado foi que até abril seria entregue. O motivo do atraso foi que os uniformes foram confeccionados errados e precisaram ser refeitos. Sobre as creches, os pais solicitaram uma van para levar as crianças que moram nos bairros como Brava, Ossos, Vila Caranga e outros do Centro para a Creche Ernestina Santanna Quintanilha, que fica localizada no bairro Cem Braças. Segundo uma mãe, que esteve presente na reunião, a Secretária de Educação pediu que fossem enviados os dados das crianças que precisam da van para o e-mail da pasta para verificar quantas vagas serão necessárias.

Obras Escola Nicomedes, inauguração Creche Nobelina, ônibus escolar

A obra da Escola Nicomedes foi outro assunto tratado na reunião. A resposta dada pelo executivo foi que aproximadamente no dia 11 de abril os alunos deverão retornar ao colégio. Quanto à Creche Nobelina, na Ferradura, deverá ser inaugurada a partir de maio. O transporte escolar também foi levantado pelos pais e informado que o governo aguarda por 7 ônibus para completar a frota, já tem quatro em operação, que não comportam a quantidade dos alunos da rede. 

Segundo os pais, que participaram da reunião, muitas das demandas são comuns entre as unidades de ensino da rede municipal. Foto divulgação.

Outras demandas

Os responsáveis também levaram demandas como tablets e programas de reforço escolar para a recuperação dos estudantes após dois anos de pandemia em que as aulas foram remotas; presença dos Guardas Municipais nos acessos de ruas no perímetro das escolas; precariedades nas estruturas escolares, como material de uso cotidiano e limpeza de entulhos; falta de funcionários de apoio; crianças matriculadas em escolas distantes de suas casas; perda de documentos da parte da Secretaria de Educação para matricular as crianças gerando atraso no processo ingresso nas unidades de ensino; situação da Escola Manoel Juvenal Vieira, que está funcionando sem material básico para os professores, sem ventilação nas salas, além de falta de cobertura no parquinho para as crianças e falta de material didático. 

Outras demandas são: falta de urbanismo, finalização da ciclovia para uso dos estudantes para que possam se locomover também de bicicleta; falta de água no INEFI; falta de professores em algumas unidades escolares, matemática e física, no Colégio Municipal Paulo Freire, e geografia, na Escola Municipal da Darcy Ribeiro; estrutura limitada da Creche Eulina para receber os estudantes da Escola Nicomedes, pré-adolescentes e adolescentes; e falta de ventilação e climatização adequada nas unidades escolares como Escola Laurinda, Darcy Ribeiro, Nicomedes, INEFI, Mudinho e outros. Esse último ponto o município havia anunciado na sexta-feira (18) que vai abrir licitação para aquisição de aparelhos de ar-condicionado, só não quando serão adquiridos e nem a quantidade. 

Balanço da reunião

Os responsáveis presentes na reunião destacam que não estão conformados com as respostas dadas pelo prefeito Alexandre Martins, pois o trabalho que está sendo realizado não reflete na vivência dos filhos no dia a dia, pelo contrário tem prejudicado os estudantes.

Reunião terminou sem muitos prazos, mas com promessas de solução. Foto divilgação

“O que que a Secretaria de Educação fez no ano 2021 para se preparar para o começo das aulas para 2022? Tiveram 1 ano para eles se planejarem em questão uniforme, transporte etc.. era para chegar março e o uniforme estar pronto. Estamos falando de coisas básicas. Cobramos a falta de planejamento da Secretaria e que tudo está feito pela metade. Temos ônibus, mas o transporte não funciona direito, temos uniformes “prontos”, mas não são entregues, temos guardas na cidade, mas eles colocam nas faixas erradas, em fim”, desabafou Joaquina Paz, do Movimento “Mães das Creches’.

De acordo com o governo, as reivindicações são pertinentes e todas estão encaminhadas, aguardando apenas a finalização. A secretária da pasta de Educação, Carla Natália, disse que está aberta ao diálogo e que ouvindo a comunidade escolar que o planejamento é reavaliado e os objetivos traçados para atender melhor às demandas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.