Search

Arara-canindé e serpente são resgatadas em Maricá pelo Grupamento de Defesa Ambiental

Ações garantem atendimento especializado e retorno seguro à natureza
arara resgatada maricá

A Secretaria de Segurança Cidadã de Maricá realizou, no último domingo (2), duas operações de resgate de animais silvestres. No primeiro caso, uma arara-canindé foi encontrada debilitada no loteamento Portal dos Cajueiros, em Itaipuaçu. No mesmo dia, uma serpente foi capturada dentro de uma residência no bairro Jardim Atlântico. As ações foram conduzidas pelo Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam), que realizava patrulhamento preventivo na região e foi acionado por moradores.

Reabilitação e devolução ao meio ambiente

A arara-canindé foi encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde passará por avaliação veterinária antes de uma possível reintegração ao seu habitat natural. Já a serpente, encontrada dentro de uma casa no Jardim Atlântico, foi capturada com o uso de equipamento especializado e devolvida sem ferimentos a uma área de preservação ambiental.

Orientações à população

A Secretaria de Segurança Cidadã reforça a importância de evitar contato direto com animais silvestres e orienta que a população acione as autoridades caso encontre algum animal em situação de risco. O órgão alerta que tentativas de capturar ou afugentar animais podem colocar moradores e os próprios animais em risco.

📞 Contato do Gedam:

  • Telefone 153
  • Disque Ciosp: (21) 96809-1516

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Búzios

Guarda Municipal de Maricá prende homem por violência doméstica em Cordeirinho

Rio de Janeiro fecha 2024 com recorde de 1,5 milhão de turistas internacionais

União de Maricá faz ensaio técnico na Sapucaí no domingo (9)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!