Representantes do Projeto Cidade Biblioteca, realizado em Búzios, iniciaram um diálogo direto com representantes do Executivo e do Legislativo municipal, com o intuito de discutir um projeto de lei para criação de políticas públicas, em âmbito municipal, para o incentivo a leitura e a escrita. A ideia tem como base o projeto de Política Nacional de Leitura e Escrita, aprovado através da Lei 13.696, recentemente.
No encontro realizado nesta terça-feira, 18, foi proposto uma reunião com o prefeito, Henrique Gomes, para apresentação do Projeto de Lei Municipal da Política Leitura e Escrita e de uma agenda da “Caravana do Livro e da Leitura” para debate da Lei e elaboração do Plano Municipal de Livro e Leitura.
No encontro também foi sugerido que a Comissão de Educação faça um outro projeto de lei para instituir no município de Búzios a Campanha “Esqueça um Livro”. Trata-se de Movimento Nacional de incentivo à leitura, que consiste em deixar um livro em locais públicos nos dias 25 de janeiro e 25 de julho, para que outras pessoas leiam esses livros encontrados. A campanha sugere que dentro do livro contenha um bilhete explicando a campanha e convidando outras pessoas a participarem.
O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Búzios, vereador Adiel Vieira, da coordenadora de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico Mônica Werkhauser, as representantes do Projeto Cidade Biblioteca, Luisa Barbosa, Kenia Rocha e Cris Pimentel, além da assessoria da vereadora Gladys e do vereador Niltinho de Beloca.
A integrante do Cidade Biblioteca, Luisa Barbosa, afirma que o encontro foi proveitoso e destaca a importância do livro, da leitura e escrita para a formação social e crítica da sociedade. “Não podemos naturalizar viver num país onde 29% da população é considerada analfabeta funcional, de acordo com dados recentes do Ibope Inteligência numa pesquisa desenvolvida pela ONG Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro. O potencial da leitura para superar essa mazela é inestimável. O livro é o bem cultural mais acessado pela sociedade brasileira e ainda que nossa média de leitura ainda esteja muito baixa, a capacidade de reversão desses dados, através da adoção de uma política pública de estímulo à leitura e escrita, é efetiva. E nós temos a possibilidade de colocar Búzios nesse patamar, transformando-a numa cidade de livros e leitores”, explicou.
Cidade Biblioteca – O Projeto Cidade Biblioteca é uma iniciativa sem fins lucrativos de promoção da cultura, da leitura e do acesso ao conhecimento em Búzios.
O próximo encontro do projeto está marcado para a próxima quarta-feira, 26, as 18:30 no Caverna (Rua Manoel José de Carvalho, 50, Centro). O encontro é aberto ao público e tem como objetivo tratar ideias e ações em prol da leitura.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página : https://cidadebiblioteca.com.br/o-projeto/