Search
Degradê com CSS

Representantes do projeto Cidade Biblioteca propõem políticas municipais de incentivo a leitura

Representantes do Projeto Cidade Biblioteca, realizado em Búzios, iniciaram um diálogo direto com representantes do Executivo e do Legislativo municipal, com o intuito de discutir um projeto de lei para criação de políticas públicas, em âmbito municipal, para o incentivo a leitura e a escrita. A ideia tem como base o projeto de Política Nacional de Leitura e Escrita, aprovado através da Lei 13.696, recentemente.

No encontro realizado nesta terça-feira, 18, foi proposto uma reunião com o prefeito, Henrique Gomes, para apresentação do Projeto de Lei Municipal da Política Leitura e Escrita e de uma agenda da “Caravana do Livro e da Leitura” para debate da Lei e elaboração do Plano Municipal de Livro e Leitura.

No encontro também foi sugerido que a Comissão de Educação faça um outro projeto de lei para instituir no município de Búzios a Campanha “Esqueça um Livro”. Trata-se de Movimento Nacional de incentivo à leitura, que consiste em deixar um livro em locais públicos nos dias 25 de janeiro e 25 de julho, para que outras pessoas leiam esses livros encontrados. A campanha sugere que dentro do livro contenha um bilhete explicando a campanha e convidando outras pessoas a participarem.

O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Búzios, vereador Adiel Vieira, da coordenadora de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico Mônica Werkhauser, as representantes do Projeto Cidade Biblioteca, Luisa Barbosa, Kenia Rocha e Cris Pimentel, além da assessoria da vereadora Gladys e do vereador Niltinho de Beloca.

  A integrante do Cidade Biblioteca, Luisa Barbosa, afirma que o encontro foi proveitoso e destaca a importância do livro, da leitura e escrita para a formação social e crítica da sociedade. “Não podemos naturalizar viver num país onde 29% da população é considerada analfabeta funcional, de acordo com dados recentes  do Ibope Inteligência numa pesquisa desenvolvida pela ONG Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro. O potencial da leitura para superar essa mazela é inestimável. O livro é o bem cultural mais acessado pela sociedade brasileira e ainda que nossa média de leitura ainda esteja muito baixa, a capacidade de reversão desses dados, através da adoção de uma política pública de estímulo à leitura e escrita, é efetiva. E nós temos a possibilidade de colocar Búzios nesse patamar, transformando-a numa cidade de livros e leitores”, explicou.

 

Cidade Biblioteca – O Projeto Cidade Biblioteca é uma iniciativa sem fins lucrativos de promoção da cultura, da leitura e do acesso ao conhecimento em Búzios.

O próximo encontro do projeto está marcado para a próxima quarta-feira, 26, as 18:30 no Caverna (Rua Manoel José de Carvalho, 50, Centro). O encontro é aberto ao público e tem como objetivo tratar ideias e ações em prol da leitura.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página : https://cidadebiblioteca.com.br/o-projeto/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Após anos de espera: Obra da Estrada da Fazendinha começa em Búzios

Prefeito de Macaé cobra da Enel melhorias no fornecimento de energia elétrica diante de expansão industrial

Lagoa de Geribá: um projeto inédito para um lugar que ainda pode florescer

Festival de Inverno do Sesc leva Elba Ramalho, Diogo Nogueira e Mart’nália a Casimiro e Silva Jardim

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!