Menu

Cidades

Representantes da ENEL serão sabatinados na Câmara de Búzios dia 9

Carata manifesto destaque

 

Carta manifesto de moradores de Búzios pedindo ação efetiva da Câmara sobre as constantes quedas de energia no município

Como o Prensa vem denunciando desde o dia 1º de outubro, a má qualidade no serviço de fornecimento de energia oferecidos pela ENEL  vem gerando grandes transtornos para os moradores da Região dos Lagos e Norte do Rio de Janeiro. Em Búzios, revoltados com a falta de energia por mais de 8 horas,  moradores do bairro Rasa fecharam a RJ-102,  sentido Rio, no inicio do mês, em protesto. Casos de problemas como os do bairro Rasa e ações de protesto aconteceram em toda a região.

Na última  quinta-feira (26) moradores de Búzios enviaram uma carta ao Legislativo  cobrando uma ação efetiva aos transtornos relatados pela população com a prestação de serviço da ENEL.

“O que me motivou foi justamente não ver nenhuma ação concreta por parte do Poder Legislativo em defesa do povo, pois li uma matéria que em Petrópolis a Câmara lá montou uma CPI para investigar problemas semelhantes. Eu espero que  a Câmara de Búzios convoque a ENEL pra nos dar explicações, assim como apurarem os fatos,  com base no arquivo do PROCON de Búzios.”, explicou Anderson Chaves, um dos moradores que enviou a carta.

 

 

Resposta do Legislativo 

Dois requerimentos da Câmara de Búzios tratam sobre a ENEL, um de autoria do vereador Niltinho de Beloca, onde solicita a presença do presidente da Enel para prestar esclarecimentos à Câmara, e foi aprovado no dia 5 de outubro. De acordo com informação da assessoria de comunicação da Câmara, há “previsão” de que  representantes da ENEL prestem esclarecimentos em sessão extraordinária no dia 9 de novembro. No entanto, a assessoria informou ainda não ter tido acesso a carta enviada pelos moradores. 

 

Requerimento  que pedia prestação de contas do Executivo sobre taxa de iluminação pública foi reprovado por 3 votos; Niltinho de Beloca(PMDB), Joice Costa(PP) e Miguel Pereira(PMDB), contra 2 favoráveis; Gladys Nunes (PRB) e Dida Gabarito(DEM). 

Em setembro a  vereadora  Gladys Nunes  também  fez um requerimento em que solicitava ao prefeito André Granado cópia do contrato firmado entre a prefeitura de Búzios e a distribuidora de energia elétrica no município (ENEL), os valores arrecadados nos anos de 2015 e 2016 com a taxa de iluminação pública, e que informasse como é feita a medição pela distribuidora de energia para cálculo do valor cobrado ao município. Esse Requerimento foi reprovado por 3 votos; Niltinho de Beloca(PMDB), Joice Costa(PP) e Miguel Pereira(PMDB), contra 2 favoráveis; Gladys Nunes (PRB) e Dida Gabarito(DEM),  no dia 21 de setembro. 

 

Região e Estado 

A Enel  foi pressionada por autoridades, que estavam representando a Região dos Lagos, na audiência pública realizada no dia 11, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Na ocasião, autoridades expuseram os transtornos que os consumidores estão vivenciando devido a deficiência do serviço. Também foi colocada a preocupação com a chegada do verão. Nesta época, há um aumento populacional na Região, devido a chegada dos turistas. E a preocupação é entender como que a concessionaria irá agir para que esse problema não afete moradores, comerciantes e turistas.

Em resposta a empresa informou que anteciparia o plano verão para o  dia 30. Esse plano, normalmente iniciado em dezembro, é formado por táticas da empresa para que o serviço acompanhe o aumento da demanda.

Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024