Pular para o conteúdo
Search

Representante do Ministério da Saúde visita local de atendimento dedicado à dengue em UPAs do estado

Marcio Garcia, diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério elogiou estratégias adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde
Fotos : Mauricio BAZILIO/SESRJ

Nesta terça (5), a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e técnicos da Vigilância Epidemiológica apresentaram ao diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério Saúde, Marcio Garcia, as medidas adotadas pelo Governo do Rio de Janeiro para enfrentar a epidemia de dengue. Garcia esteve no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Durante a reunião, a equipe técnica da Secretaria apresentou as estratégias da pasta para monitorar os dados da doença e oferecer assistência rápida aos pacientes para evitar o agravamento dos casos. O diretor também visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Botafogo, na Zona Sul, onde conheceu o fluxo de atendimento adotado especificamente para pacientes com sintomas de dengue.

“Tivemos acesso aos diversos painéis de monitoramento da situação epidemiológica, da situação assistencial, dos leitos e um conjunto de informações extremamente importantes para o gestor tomar decisões. Na UPA, observamos como está o atendimento, a classificação de risco e todo manejo clínico dos pacientes. Acho que o Estado do Rio de Janeiro está de parabéns e avançando nesse enfrentamento”, disse o diretor, acrescentando que a equipe técnica do Ministério da Saúde está à disposição do estado.

No encontro, a secretária Claudia Mello reforçou o compromisso na comunicação com os 92 municípios do estado, para que as ações sejam padronizadas, seguindo protocolos estabelecidos pelo Ministério. “Nós disponibilizamos uma gama de informações automatizadas, para que os gestores municipais possam acompanhar o cenário. Também informamos ao Ministério que faremos uma nova reunião nesta semana para tratar da Comissão de Investigação de Óbitos”, destacou a secretária. Claudia Mello explicou que servidores serão remanejados para a comissão, com objetivo de acelerar as investigações de óbitos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.