Nesta terça (5), a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e técnicos da Vigilância Epidemiológica apresentaram ao diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério Saúde, Marcio Garcia, as medidas adotadas pelo Governo do Rio de Janeiro para enfrentar a epidemia de dengue. Garcia esteve no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), no Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Durante a reunião, a equipe técnica da Secretaria apresentou as estratégias da pasta para monitorar os dados da doença e oferecer assistência rápida aos pacientes para evitar o agravamento dos casos. O diretor também visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Botafogo, na Zona Sul, onde conheceu o fluxo de atendimento adotado especificamente para pacientes com sintomas de dengue.
“Tivemos acesso aos diversos painéis de monitoramento da situação epidemiológica, da situação assistencial, dos leitos e um conjunto de informações extremamente importantes para o gestor tomar decisões. Na UPA, observamos como está o atendimento, a classificação de risco e todo manejo clínico dos pacientes. Acho que o Estado do Rio de Janeiro está de parabéns e avançando nesse enfrentamento”, disse o diretor, acrescentando que a equipe técnica do Ministério da Saúde está à disposição do estado.
No encontro, a secretária Claudia Mello reforçou o compromisso na comunicação com os 92 municípios do estado, para que as ações sejam padronizadas, seguindo protocolos estabelecidos pelo Ministério. “Nós disponibilizamos uma gama de informações automatizadas, para que os gestores municipais possam acompanhar o cenário. Também informamos ao Ministério que faremos uma nova reunião nesta semana para tratar da Comissão de Investigação de Óbitos”, destacou a secretária. Claudia Mello explicou que servidores serão remanejados para a comissão, com objetivo de acelerar as investigações de óbitos.