Representantes do Coletivo de Segurança de Búzios, Hamber Carvalho e Marcio Arouca, foram a Niterói nesta segunda-feira, 20, ver preços de câmeras de segurança, uma das principais propostas reivindicadas por diferentes setores do município. Há a circulação três propostas de monitoramento por câmeras no município. Duas delas seriam, em principio, oito câmeras cobrindo as entradas e saídas da península (Pórtico/Cem Braças) e a segunda incluiria câmeras no Centrinho e no Cruzeiro da Rasa. Esta última opção está aguardando orçamento. Uma das propostas é seguindo a indicação da OAB/Búzios, que seriam oito câmeras espalhadas em diferentes pontos da cidade). O custo da proposta da OAB é de R$ 65.000 (câmeras e instalação) mais R$ 10.000 mensais de monitoramento e manutenção.
No início desse mês, fevereiro, mais precisamente no dia 08, a insegurança em Búzios levou a população, a partir de uma reunião do “Coletivo pela Segurança em Búzios”, a decidir por fechar as duas principais entradas do município por uma hora no último dia 19. A decisão coletiva se deu ao final da I reunião na sede da OAB /Búzios, após explanação de moradores da Cidade (representando diferentes bairros e diversos setores da sociedade) com ideias do que pode ser feito para frear a onda de violência que assola o município.
O objetivo do ato era chamar atenção da mídia local, regional, estadual e nacional para o que vem acontecendo no município, e assim, pretendia-se, pressionar o Poder Público e demais autoridades a iniciarem ações efetivas para resolução do problema.
Entretanto, os trechos que seriam fechados acabaram não acontecendo e os manifestantes foram para a Praça Santos Dumond, onde discutiram e gritavam palavras de ordem contra a violência. Também foi discutido em duas reuniões do coletivo sobre um centro de imagem, com câmeras de vigilância em toda a cidade.
Reunião com prefeito
Após a II reunião da última terça-feira, dia 14, o Coletivo de Segurança finalizou a apresentação das propostas de segurança para a cidade. E na última sexta-feira, dia 17, representantes do Coletivo estiveram reunidos com o Prefeito André Granado.
Na reunião, todos os segmentos estavam representados, com a presença da OAB/Búzios, através de seu presidente, da Câmara através de seu presidente, do Comandante do 25º Batalhão, do Delegado de Polícia Civil, representantes dos empresários e deste Coletivo.
Dentro da filosofia que tem marcado as reuniões, onde as ideias convergem para o coletivo, a proposta era única e sem autoria individualizada, pois afirmaram representar o conjunto de instituições e cidadãos que se movimentaram de forma cooperativa, para se chegar a uma intervenção eficaz no combate a criminalidade em Búzios.