Pelo quinto ano consecutivo, a Praia de Itaúna, em Saquarema, será palco do REMA WSL Saquarema Surf Festival, entre os dias 12 e 20 de abril. Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, o evento homenageia o surfista Léo Neves e se consolida como o maior festival de cultura do surfe da América do Sul, agora com o nome REMA, que une Rua, Esporte, Mar e Arte.
O festival será a largada do primeiro QS 6000 da temporada 2025/2026 da World Surf League South America, com disputas no Qualifying Series, Pro Junior e Longboard Pro, em ambos os gêneros, e premiação igual para homens e mulheres. Nomes como Jadson André, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Silvana Lima, Laura Raupp, Tainá Hinckel, Daniella Rosas, Sophia Medina e Lucas Vicente já estão confirmados.
Além do surfe, o evento contará com o Skateboarding Challenge, nos dias 18 e 19 de abril, sob curadoria do medalhista olímpico Pedro Barros, com estrutura dedicada e arquibancada para 160 lugares. A programação musical do Sounds of Saquá reunirá bandas locais e atrações especiais nos finais de semana.
A expectativa é ultrapassar o número de inscritos do ano anterior, já que o festival abre a corrida para o Challenger Series 2026. O evento também é a terceira seletiva sul-americana do Pro Junior Sub-20 e a segunda etapa do Longboard Pro no continente este ano.
A organização oferecerá 15 vagas para atletas locais, selecionados com apoio da Associação de Surf de Saquarema (ASS). Desde 2021, o festival apoia o Centro de Treinamento Léo Neves, com estrutura gratuita para formação de jovens talentos do surfe.
Durante os nove dias, o festival promove ainda ações educativas, artísticas e socioambientais, como clínicas de surfe, palestras, mutirão de limpeza de praia e plantio de mudas. A praia de Itaúna possui certificação Bandeira Azul, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Com apoio da Prefeitura de Saquarema, Cerveja Praya, Rip Curl, Monster Energy, entre outros, o festival visa se expandir para outras cidades brasileiras, reforçando a importância da cultura do surfe e o impacto positivo na economia local.
A prefeita Lucimar Pereira Vidal da Costa destacou a relevância do evento: “Nossa cidade respira esportes. O REMA aquece a economia, gera empregos e fomenta o turismo. Todos estão ansiosos por mais uma edição histórica.”