Search
Degradê com CSS

REMA WSL Saquarema Surf Festival movimenta surfe e cultura no litoral fluminense

Praia de Itaúna será palco de competições internacionais e atrações culturais que unem esporte, arte e sustentabilidade
Saquarema recebe REMA WSL Surf Festival com QS 6000, skate, música e ações sociais em nove dias de evento / Imagem Diário do Rio
Saquarema recebe REMA WSL Surf Festival com QS 6000, skate, música e ações sociais em nove dias de evento / Imagem Diário do Rio

Pelo quinto ano consecutivo, a Praia de Itaúna, em Saquarema, será palco do REMA WSL Saquarema Surf Festival, entre os dias 12 e 20 de abril. Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, o evento homenageia o surfista Léo Neves e se consolida como o maior festival de cultura do surfe da América do Sul, agora com o nome REMA, que une Rua, Esporte, Mar e Arte.

O festival será a largada do primeiro QS 6000 da temporada 2025/2026 da World Surf League South America, com disputas no Qualifying Series, Pro Junior e Longboard Pro, em ambos os gêneros, e premiação igual para homens e mulheres. Nomes como Jadson André, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Silvana Lima, Laura Raupp, Tainá Hinckel, Daniella Rosas, Sophia Medina e Lucas Vicente já estão confirmados.

Além do surfe, o evento contará com o Skateboarding Challenge, nos dias 18 e 19 de abril, sob curadoria do medalhista olímpico Pedro Barros, com estrutura dedicada e arquibancada para 160 lugares. A programação musical do Sounds of Saquá reunirá bandas locais e atrações especiais nos finais de semana.

A expectativa é ultrapassar o número de inscritos do ano anterior, já que o festival abre a corrida para o Challenger Series 2026. O evento também é a terceira seletiva sul-americana do Pro Junior Sub-20 e a segunda etapa do Longboard Pro no continente este ano.

A organização oferecerá 15 vagas para atletas locais, selecionados com apoio da Associação de Surf de Saquarema (ASS). Desde 2021, o festival apoia o Centro de Treinamento Léo Neves, com estrutura gratuita para formação de jovens talentos do surfe.

Durante os nove dias, o festival promove ainda ações educativas, artísticas e socioambientais, como clínicas de surfe, palestras, mutirão de limpeza de praia e plantio de mudas. A praia de Itaúna possui certificação Bandeira Azul, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Com apoio da Prefeitura de Saquarema, Cerveja Praya, Rip Curl, Monster Energy, entre outros, o festival visa se expandir para outras cidades brasileiras, reforçando a importância da cultura do surfe e o impacto positivo na economia local.

A prefeita Lucimar Pereira Vidal da Costa destacou a relevância do evento: “Nossa cidade respira esportes. O REMA aquece a economia, gera empregos e fomenta o turismo. Todos estão ansiosos por mais uma edição histórica.”

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!