Search

Relógio da Central do Brasil é revitalizado

1
Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...

O relógio da Central do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, está passando pela maior reforma dos últimos 25 anos. De acordo com a Secretaria de Segurança, responsável pelo equipamento, o objetivo das obras é fazer com que o relógio volte a funcionar sem nenhum problema.

Entre as reformas previstas, estão mudanças dentro do sistema de controle do relógio, incluindo acionamento elétrico e motorização; substituição das baterias do subsistema de energia; além de melhorias do comando geral de engrenagens e dos painéis de controle.

Com 75 anos, o relógio da Central ocupa, a 110 metros de altura, cinco andares do Edifício Dom Pedro II, erguido em 1943. Cada face tem dez metros quadrados, entre o 21° e 26° andares da torre.

O sistema voltou a marcar as horas corretas, ainda em fase de testes, no mês passado. A previsão é de voltar a funcionar plenamente em setembro.

Mão de obra especializada

A manutenção e reforma exigem mão de obra especializada e contam até com alpinistas. Só os ponteiros pesam, juntos, 452 quilos. O do minuto tem 7,5 metros de comprimento e 270 quilos. O das horas, 5,35 metros e 182 quilos. O relógio é  tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Rio desde 1996.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Fernanda Abreu levanta Búzios ao som do funk e sucessos no Claro Verão

Macaé promove credenciamento de empresas e serviços turísticos

Shopping Popular de São Pedro da Aldeia: Modelo de Sucesso e Inovação no Brasil

Quaquá defende posição sobre família Brazão; Anielle Franco anuncia medidas no PT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima