Pular para o conteúdo
Search

Relatório sobre a qualidade da água é distribuída pela concessionária Prolagos

Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos

Com o objetivo de atestar a eficiência do tratamento da água fornecida pela Prolagos, uma empresa do grupo Aegea Saneamento, para os municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a concessionária distribuiu o Relatório Anual de Qualidade da Água.

O folheto acompanha a conta de consumo mensal de água deste mês e está disponível para consulta nas lojas de atendimento e no site. O relatório traz uma série de informações sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAS) Juturnaíba e Tamoios, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

Toda água distribuída à população de mais de 400 mil habitantes da área de concessão da companhia (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) atende aos mais rígidos padrões de qualidade e portabilidade exigidos pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

A concessionária cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos, credenciado pelo INEA, e acompanhadas e controladas por um laboratório terceirizado. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água.

A Prolagos indica ainda que para garantir a qualidade da água distribuída pela concessionária é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.

 

Abaixo os significados de cada parâmetro analisado, impressos na parte externa da fatura. 

Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água;
Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água;
Bactérias Heterotróficas: influenciam no sabor e odor da água;
Turbidez: parâmetro estético que mostra a transparência da água;
Cloro Residual Livre: revela a potabilidade da água;
pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!