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Relatório sobre a qualidade da água é distribuída pela concessionária Prolagos

Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos

Com o objetivo de atestar a eficiência do tratamento da água fornecida pela Prolagos, uma empresa do grupo Aegea Saneamento, para os municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a concessionária distribuiu o Relatório Anual de Qualidade da Água.

O folheto acompanha a conta de consumo mensal de água deste mês e está disponível para consulta nas lojas de atendimento e no site. O relatório traz uma série de informações sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAS) Juturnaíba e Tamoios, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

Toda água distribuída à população de mais de 400 mil habitantes da área de concessão da companhia (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) atende aos mais rígidos padrões de qualidade e portabilidade exigidos pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

A concessionária cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos, credenciado pelo INEA, e acompanhadas e controladas por um laboratório terceirizado. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água.

A Prolagos indica ainda que para garantir a qualidade da água distribuída pela concessionária é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.

 

Abaixo os significados de cada parâmetro analisado, impressos na parte externa da fatura. 

Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água;
Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água;
Bactérias Heterotróficas: influenciam no sabor e odor da água;
Turbidez: parâmetro estético que mostra a transparência da água;
Cloro Residual Livre: revela a potabilidade da água;
pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.

Relatório sobre a qualidade da água é distribuída pela concessionária Prolagos

Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos
Foto: Ascom Prolagos

Com o objetivo de atestar a eficiência do tratamento da água fornecida pela Prolagos, uma empresa do grupo Aegea Saneamento, para os municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a concessionária distribuiu o Relatório Anual de Qualidade da Água.

O folheto acompanha a conta de consumo mensal de água deste mês e está disponível para consulta nas lojas de atendimento e no site. O relatório traz uma série de informações sobre as Estações de Tratamento de Água (ETAS) Juturnaíba e Tamoios, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento da água e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, PH, índice de cloro, entre outros dados.

Toda água distribuída à população de mais de 400 mil habitantes da área de concessão da companhia (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) atende aos mais rígidos padrões de qualidade e portabilidade exigidos pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

A concessionária cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas no laboratório da Prolagos, credenciado pelo INEA, e acompanhadas e controladas por um laboratório terceirizado. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água.

A Prolagos indica ainda que para garantir a qualidade da água distribuída pela concessionária é importante fazer a limpeza de caixas d’água e cisternas a cada seis meses.

 

Abaixo os significados de cada parâmetro analisado, impressos na parte externa da fatura. 

Coliformes Totais: comprovam a eficiência do tratamento e do sistema de desinfecção da água;
Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água;
Bactérias Heterotróficas: influenciam no sabor e odor da água;
Turbidez: parâmetro estético que mostra a transparência da água;
Cloro Residual Livre: revela a potabilidade da água;
pH: Indica se a água tratada está próxima dos valores neutros, evitando irritações nos olhos e corrosão nas tubulações.

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