Pular para o conteúdo
Search

Relatório anual sobre qualidade da água é distribuído nas cidades atendidas pela Prolagos

Folheto será entregue junto com a conta de água e ficará disponível nas lojas e no site da concessionária

A água é um bem indispensável e é importante que os moradores se certifiquem sobre a qualidade do que está sendo consumido. Para atestaraeficiência do tratamento da água distribuída pela Prolagos para os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, a concessionária iniciou a distribuição do Relatório Anual de Qualidade da Água, que traz uma série de informações sobre a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Juturnaíba, além de fotos, explicações sobre o processo de tratamento e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como avaliação da cor da água, turbidez, índice de cloro, entre outros dados.

Integrando todo o ciclo da água, o material também destaca o sistema de esgotamento sanitário, trazendo informações sobre o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), assim como, a capacidade de tratamento de cada uma delas. O folheto começou a ser entregue pelos distritos de Monte Alto e Figueira, em Arraial do Cabo, junto com a conta de consumo mensal de água, e será distribuído nas demais cidades, de acordo com o cronograma de leitura dos imóveis. O documento também está disponível para consulta nas lojas de atendimento e no site: www.prolagos.com.br. Além disso, mensalmente é realizada a divulgação dos resultados dos principais parâmetros analisados na fatura de água, em cumprimento ao Decreto Federal 5.440/2005, à Lei Federal 8.078/1990 e à Portaria GM/MS 88/2021.

A concessionária cumpre uma rotina de controle da qualidade que inclui a realização diária de coletas e análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento, que totalizam mais de quatro mil exames mensais. As análises são efetuadas por laboratório credenciado pelo INEA, certificado pelo Inmetro, garantindo a potabilidade da água. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). Além disso, mensalmente, os resultados dos principais parâmetros analisados também são informados na conta de água. “Nosso controle de qualidade é feito em todo sistema de abastecimento até o hidrômetro, mas dentro do imóvel é fundamental que os moradores façam a limpeza das cisternas e caixas d’água a cada seis meses e que não seja utilizado o mesmo reservatório para armazenar água do sistema público e água de poço”, ressalta o gerente Operacional, Pablo Meletti.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.