O discurso da reitora Valéria Correia, na abertura da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, não poupou críticas ao ministério da educação e à postura do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a magnífica da Universidade Federal de Alagoas, a Ufal resiste aos cortes no orçamento e às difamações feitas por integrantes do governo e pelo próprio presidente. Ontem (1), na escadaria do prédio centenário da Associação Comercial, ao lado de autoridade do governo de Alagoas e da prefeitura de Maceió, Valéria Correia foi interrompida cerca de dez vezes por aplausos da plateia que interditou completamente uma das ruas do bairro histórico de Jaraguá, na capital Alagoana.
Se referindo aos ataques que as universidades públicas estão sofrendo por parte do presidente Jair Bolsonaro, a reitora disparou: “observamos uma tendência ao anti-intelectualismo, ao anticonhecimento, à anticiência, e ao recrudescimento do conservadorismo, com tentativas de imposição de um pensamento único. Movimentos autoritários expressos nas perseguições a pesquisadores, ataques às Universidades são visíveis”.
A reitora também rebateu às última declarações do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro e do próprio presidente destacando que Bolsonaro faz apologia à ditadura militar. “Nesta Bienal do Livro vamos reafirmar com toda a nossa força: Ditadura nunca mais! Censura nunca mais!”, disse a reitora Valéria Correia.
Bienal Internacional do Livro de Alagoas
A Ufal realiza a 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com o tema “Livro Aberto – Leitura, Liberdade e Autonomia”, e reafirma a importância da leitura, da educação, do conhecimento, da ciência, da cultura e da arte, como fundamentais para uma sociedade mais humana, mais desenvolvida e menos desigual.
A Bienal do Internacional do Livro de Alagoas é a única bienal promovida por uma Universidade federal, totalmente gratuita, que se consagra ao longo dos anos como o maior evento literário do Estado e chama a mergulhar na história de Alagoas, nos prédios históricos de Maceió, unindo história, cultura e arte no belo e tradicional bairro de Jaraguá.