Veículos com destino ao balneário não poderão entrar na área central a partir desta quarta (1º)
Os ônibus de turismo com destino a Búzios não poderão entrar na área central da cidade a partir desta quarta-feira (1º). Os passageiros terão que descer no estacionamento preparado pelo município na Marina, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, nas proximidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A mudança pegou o trade turístico de surpresa desde que foi anunciada, no dia 17 de novembro. Mesmo com a intenção de desafogar o trânsito nessa região da cidade, não houve uma discussão prévia e aberta com os principais envolvidos do setor. Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura regulamentou a decisão por meio do Decreto nº 1.761, publicado no dia 24 de novembro.
Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), Thomas Weber, que também é diretor executivo da Associação de Hotéis de Búzios (AHB), existe uma preocupação com o receptivo de visitantes em diversos pontos, principalmente em como resolver os pacotes já vendidos, e que terão custo adicional. Ele também pontuou em como será a organização do transbordo (com uma frota própria local), que está com outros compromissos. Além disso, existem outras perguntas com relação a esse planejamento.
“Qual o sentido, se parar um ônibus de 50 passageiros e passar para dez vans? Diminuirá o trânsito? O local terá infraestrutura para receber esses ônibus? Ali temos um equipamento de ensino e teremos outro no futuro (escola estadual), será essa uma área adequada para estacionamento de ônibus? Será que está adequado ao plano de mobilidade aprovado e em vigor no município?”, questionou Thomas completando que o tema foi tratado na última reunião do Conselho de Turismo, que deve avançar em encontros com o executivo para discutir esses pontos.
O presidente do Búzios Convention, Engel Luiz Waizer, também mostrou insatisfação com a medida do município sem consultar o setor. “Infelizmente não nos consultaram e nem debateram”, disse.
A adequação do espaço para receber os visitantes começou na quinta-feira (25) pelas secretarias de Governo e Serviços Públicos. O município informou que o local passa por limpeza e estruturação para atender os visitantes. O trabalho faz parte da estratégia de planejamento e ordenamento para a chegada da alta temporada. O objetivo é desafogar o trânsito durante o verão, que tem um fluxo muito maior de automóveis. O terreno é o mesmo onde pretende-se construir a nova rodoviária da cidade.
“Vamos receber diversos ônibus de turismo, além dos que já circulam na cidade. Nossos engenheiros e técnicos fizeram uma logística de qual lugar seria viável para desafogar o trânsito do centro, e o melhor local é onde será construída a nova rodoviária. Estamos estruturando e adequando o local para receber os ônibus de turismo”, explicou o prefeito Alexandre Martins.
No decreto, os ônibus deverão ter autorização prévia, expedida pelo órgão executivo de trânsito (CTT), disporem de guia de turismo com registro na Embratur, além de possuírem sacola plástica de lixo, com capacidade mínima de dez litros para cada assento.
A Prensa pediu nota a Prefeitura sobre o fato de não ter consultado o trade turístico antes da decisão e aguarda resposta.