Search
Degradê com CSS

Região regride em classificação do Estado de risco da Covid-19

Imagem: Governo do Estado
Imagem: Governo do Estado

A Secretaria Extraordinária da Covid-19 atualizou, nesta terça-feira (04), o painel de indicadores sobre a pandemia do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro. O novo mapa mostra as cidades da baixada litorânea em zona laranja de contaminação, o que significa risco moderado.

No último indicador que havia sido divulgado, no dia 17 de julho, a Região dos Lagos estava em zona amarela, o que indicava um baixo índice indicador do Covid-19 nas cidades. Com a atualização, entende-se que houve uma regressão no nível de risco. As três cidades com maiores números de casos confirmados são Macaé, com 5666 casos e 116 mortes; Rio das Ostras, com 1289 casos e 59 óbitos; e Cabo Frio, com 1488 casos e 82 mortes.

A nova versão do Pacto Covid analisa a Semana Epidemiológica 29 (de 12 a 18 de julho) em relação à Semana Epidemiológica 27 (28 de junho a 4 de julho).

A secretária extraordinária de Covid, Flávia Barbosa, explica que oscilações são esperadas e que a pasta está em diálogo constante com os municípios que registram as maiores variações.

“Quando uma região reduz seu risco para coronavírus numa quinzena, não quer dizer que não possa revisto. A pandemia é uma análise viva e não é possível lidar com todos os 92 municípios de forma única. Considerando a heterogeneidade da curva epidêmica, faz-se necessária uma análise regional para subsidiar a tomada de decisão na esfera local”, afirma a secretária.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, para a classificação do Pacto Covid, são considerados os indicadores de taxa de positividade de pacientes testados para coronavírus; e de variação de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); de taxa de ocupação de leitos destinados a SRAG; e de previsão de esgotamento de leitos de UTI para SRAG.

As recomendações de isolamento social variam de acordo com cada nível de risco. A coloração das bandeiras e os riscos indicados variam entre roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Imagem: Secretaria de Estado de Saúde do RJ
Comparativo dos mapas de risco.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!