Pular para o conteúdo
Search

Região dos Lagos teve registro menor de reclamações por falta de água durante o Carnaval

Prolagos registra queda no número de reclamações e começa a se preparar para o próximo verão

Centro de controle da Prolagos/ Divulgação

Ampliação das estações de bombeamento, aumento do número de caminhões pipa, ações preventivas, campanhas de conscientização e consumo consciente, reforço e ampliação nos canais de atendimento, melhoria constante nos sistemas, monitoramento de reservatórios. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pela Prolagos que resultaram em uma das melhores altas temporadas em relação ao fornecimento de água nos últimos anos. Ampliação das estações de bombeamento, aumento do número de caminhões pipa, ações preventivas, campanhas de conscientização e consumo consciente, reforço e ampliação nos canais de atendimento, melhoria constante nos sistemas, monitoramento de reservatórios. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pela Prolagos que resultaram em uma das melhores altas temporadas em relação ao fornecimento de água nos últimos anos. Ampliação das estações de bombeamento, aumento do número de caminhões pipa, ações preventivas, campanhas de conscientização e consumo consciente, reforço e ampliação nos canais de atendimento, melhoria constante nos sistemas, monitoramento de reservatórios. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pela Prolagos que resultaram em uma das melhores altas temporadas em relação ao fornecimento de água nos últimos anos.

Responsável pelo abastecimento dos principais destinos turísticos da Região dos Lagos – Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia – a concessionária se prepara com antecedência para garantir a melhor performance dos sistemas. Por conta da sazonalidade, o número de habitantes atendidos salta de cerca de 420 mil, população residente, para mais de 1,2 milhão de pessoas, um grande desafio para qualquer prestador de serviço público, especialmente, para o setor de infraestrutura, como o de saneamento.

Assim como no ano anterior, o dia de maior pico populacional, 31 de dezembro, ultrapassou a marca de 1.250 milhão de habitantes, no entanto, diferentemente de 2019, neste no ano, o número de pessoas permaneceu acima de um milhão nos 10 primeiros dias do ano, o que mantem o consumo muito elevado e impacta diretamente a recuperação do sistema de abastecimento de água. Mesmo com a presença dos veranistas ao longo de janeiro, característica da região, o esforço operacional garantiu a melhoria no fornecimento de água e o número de reclamações pelos canais de atendimento reduziu 47%, em comparação ao mesmo período de 2019.

Estação de Tratamento de Jurtunaíba/ Divulgação

Um dos diferenciais neste ano, o aperfeiçoamento do sistema de distribuição permitiu que a água chegasse nos pontos mais distantes com maior velocidade. Para isso, foram construídas 21 novas estações de bombeamento, aumentando a pressurização na rede. “Essa medida fez com que tivéssemos um abastecimento ainda mais satisfatório neste ano. Cada verão é um aprendizado e a partir dessas experiências preparamos com muita antecedência um plano de ação para ajustar os pontos de melhorias e reforçar o que vem dando certo. Tivemos uma das melhores temporadas dos últimos anos e agora já começamos a planejar a próxima”, destacou diretor executivo, José Carlos Almeida, que apresentou o Plano Verão 2019/2020 aos prefeitos e secretários dos cinco municípios da área de concessão.

A melhoria foi percebida pela população. Presidente da Associação de Moradores do bairro Colinas do Peró, em Cabo Frio, Alexandre de Almeida, não registrou reclamação entre a vizinhança e elogiou o trabalho da empresa. “Tivemos um verão tranquilo, com o abastecimento normalizado e boas pressões, inclusive durante o carnaval. A empresa está de parabéns, pois sabemos das dificuldades e mesmo assim, a cada temporada consegue se superar”, comentou o líder comunitário.

A presidente da Associação de Moradores do Minha Casa, Minha Vida Residencial Monte Carlo, Élida Henrique, também disse que teve um verão sem intercorrências. Antes do início da alta temporada, a concessionária instalou caixas d’águas em pontos estratégicos entre alguns blocos, para atender demandas emergenciais, no entanto, a reserva não precisou ser usada. “O abastecimento foi ótimo, não ficamos sem água, pelo contrário, tivemos água à vontade e não precisamos pegar desses reservatórios”, reforçou.

Além das ações operacionais, a participação da população é fundamental para o período. “Cada um tem papel importante para que todos tenham um verão tranquilo. Da mesma maneira que o morador está acostumado a encher a despensa, ele também precisa fazer a reserva de água para os dias de baixas pressões e consumo elevado. Todos os anos fazemos campanhas de conscientização lembrando ações importantes como verificar as instalações hidráulicas e possíveis vazamentos, e, principalmente, manter cisternas e caixas d’água sempre cheias. São medidas simples que fazem a diferença”, comentou Sérgio Braga, diretor-presidente da Prolagos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.